Esporte

Constelação vence de virada o Pato pela Copa do Brasil

Os roraimenses saíram atrás do placar, mas acabaram ao vencer de virada um dos gigantes do Futsal do país

O Ginásio Hélio Campos esteve lotado e quem foi ao local presenciou um feito histórico. O Constelação derrotou o Pato Futsal, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, por 5 a 3, na noite desta sexta-feira, dia 26. Com isso, o time vai à Pato Branco (PR) com vantagem do empate para avançar para as semifinais.

A torcida compareceu em peso e viu os donos da casa sorrirem no apito final após derrotarem o atual campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil. Os constelares saíram atrás do marcador no fim do primeiro tempo, mas deram a volta por cima na etapa complementar.

Empurrado pela torcida, o time fez bonita apresentação (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

A virada roraimense veio com gols de Vagner (2x), Matheus Henrique e Ygor (2x). Chimba marcou duas vezes e Joãozinho descontou.

Não foi nada fácil o time roraimense abrir vantagem na briga por um lugar nas semifinais. Depois de um jogo com um gol no primeiro tempo, as emoções foram guardadas para os últimos minutos da segundo etapa e quem levou a melhor foi o Constelação. 

O JOGO – Foram dois tempos distintos. O primeiro de bastante estudo e o segundo elétrico. O começo foi melhor para o Pato, que sob o comando de Sérgio Lacerda ditou o ritmo de jogo. A tática dos visitantes eram com o goleiro Djony como desafogo, e também como opção de chute ao gol.

A pressão do Pato era enorme e os donos da casa se defendiam como podiam. Só depois de 7 minutos jogados é que o Constelação chegou ao gol adversário e assustou timidamente os visitantes. 

O Pato fazia tudo certo, demonstrava superioridade, mas pecava na última bola, no chute ao gol. Os paranaenses atacavam com goleiro Djony. O arqueiro era o canhão pato-branquense na tentativa de abrir o placar.

O show foi dos goleiros. Do lado roraimense brilhou a estrela de Erlison Mota, que fez grandes defesas e contou com a sorte para evitar os gols adversários. O goleiro roraimense foi um dos destaques, mas foi vencido por Chimba, já no fim da etapa. Restando 31 segundo, os visitantes abriram o marcador e levaram a vantagem numérica para os vestiários.

Equipe de Pato Branco saiu na frente, mas tomou uma virada dos constelares (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

A bola voltou a rolar e a torcida constelar só esperou 2 minutos para comemorar o empate. Vagner venceu a defesa adversária e igualou os números, 1 a 1.

A confiança então cresceu e a postura do time mudou. A equipe do Constelação voltou ao jogo e começou a assustar mais. Minutos depois a alegria roraimense veio nos pés de Matheus Henrique. O garoto balançou as redes para delírio de sua torcida que compareceu em massa e que começou a jogar junto. Aplaudia seu time e vaia os visitantes.

Havia passado mais da metade do segundo tempo e não restou outra alternativa, a não ser o Pato correr atrás do prejuízo. Restavam 7 minutos quando o Pato pressionou, e levou Djony para o ataque. A tática custou caro.

Sem goleiro, Ygor fez o terceiro e pela primeira vez o time roraimense teve vantagem de dois gols de diferença. E Ygor fez mais um Faltando cinco minutos, 4 a 1 na conta e torcida enlouquecida no Ginásio HC.

Daí pra frente foi emoções até o final. Técnico Sérgio Lacerda optou pelo goleiro-linha. Villian alternava com Djony. E deu certo, tanto que Chimba fez seu segundo gol a quatro minutos do fim, 4 a 2.

A tática permaneceu e mais uma vez custou caro. Vagner que não tinha nada a vê com isso, aproveitou e fez o 5º gol constelar sem o goleiro adversário nas balizas. O Pato pressionava, mas o  Constelação  tinha Erlison no gol, que por sua vez fez importantes defesas e foi um dos responsáveis pelo triunfo dos donos da casa.

Daí pra frente o relógio jogou a favor dos roraimenses. A torcida chegou a ensaiar um olé no final, mas ainda deu tempo do Joãozinho descontar. E foi só, fim de papo 5 a 3 e vitória roraimense.

Sérgio Lacerda não teve sucesso em seu esquema tático (Foto: Bennison de Santana/Folha BV) 

JOGO DA VOLTA – Agora o Constelação tem a vantagem do empate para avançar de fase no jogo da volta que será realizado no dia 03 de agosto, em Pato Branco. A vitória do Pato no tempo normal leva a decisão para a prorrogação e persistindo o empate, pênaltis. 

CONFIRA OS ELENCOS

CONSTELAÇÃO – Marcelo, Lucas Martins, Andrio, Walter, Rafaelzinho, Iago Felipe, Arckson, Ygor, Ricardinho, Erlison, Éden, Vagner e Marcelinho.

Comissão técnica: Olano Matos; Ramon Gomes, Ricardo Santa Cruz, Bruno Pantoja.

PATO FUTSAL – Djony, William, Thomás, Alex Maranhão, Tom, Neguinho, Robério, Joãozinho, Chimba e Viliam.

Comissão técnica: Sérgio Lacerda, Irio e Duda.