Esporte

Copa de Futebol Amador ocorre na Vila Olímpica

Só nessa sexta, 30, e sábado, 31, foram realizados cerca de dez jogos

Neste final de semana, a Vila Olímpica Roberto Marinho recebeu as partidas da primeira fase de grupo da 8ª Copa Boa Vista de Futebol Amador, 6º Campeonato Feminino de Futebol Amador e 7º Campeonato Municipal de Futebol Amador Sub-12. O campeonato começou no dia 24 de outubro e deve se encerrar no dia 19 de dezembro. Só nessa sexta, 30, e sábado, 31, foram realizados cerca de dez jogos.

Este ano, 48 equipes se enfrentam no gramado da Vila Olímpica. O campeonato, que vem ocorrendo desde 2013 com a parceria da Prefeitura de Boa Vista, este ano terá premiação recorde no valor de R$ 230 mil. Todo valor repassado para a Lifaer (R$ 424.302,77) custeou também os materiais esportivos como bolas, redes, troféus, medalhas e pagamento da arbitragem.

Para o técnico do Cruzeiro (equipe sub-12), Ronaldo Mendes, a preparação dos atletas começou em janeiro. “Essa é a copa mais importante do estado em divisão de base. É muito importante porque a gente se prepara o ano todo para este momento. Participo desde a primeira edição e já chegamos duas vezes em terceiro lugar. Muito importante esse incentivo da prefeitura”, declarou.

Devido às medidas de combate ao covid-19, em cumprimento às leis municipais e federais, as competições que estão ocorrendo na Vila Olímpica são restritas aos atletas e à comissão organizadora, sem a presença de público. 

“Com a situação da pandemia, estamos fazendo os jogos sem público e tomando todos os cuidados necessários. Estamos na primeira fase de grupos, as classificatórias. No sub-12, dez equipes já passaram pelo gramado, no feminino já foram oito equipes e na Copa Boa Vista em torno de 18 equipes já competiram desde o início dos jogos”, disse Gilberto da Silva, o “Popó”, presidente da Lifaer.

Desafio dos Lapidados – Projeto Qualidade de Vida

Neste sábado, 31, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura promoveu o primeiro “Desafio dos Lapidados”, na Vila Olímpica Roberto Marinho, uma competição esportiva envolvendo os alunos inscritos no projeto Qualidade de Vida. 26 alunos participaram do desafio caracterizado por um percurso de 3 km em provas com obstáculos nas modalidades de natação, corrida e exercícios do treinamento funcional.

“Utilizamos três modalidades em um desafio só. Iniciamos com a natação, fazendo revezamento com todos os atletas. Em seguida, eles fizeram um percurso que envolve corridas e obstáculos que trabalham o funcional como carregar peso, pular barreiras, corrida sobre tablado, montanha de pneus, travessia pela água. Finalizamos com colchões de atletismo para que eles passassem por cima”, contou Flávia Helena, professora do projeto.

Gestante de quatro meses, Janaína Alves, 26, deu o seu melhor e sua equipe venceu as provas. “Minha equipe chegou arrasando, o povo estava preocupado, mas minha gravidez é muito sadia. Iniciei há dois meses no projeto como visitante, logo me matriculei. O médico me indicou que eu precisava fazer exercícios e, após ter iniciado, melhorei muito. O cansaço que eu tinha deu uma aliviada, as enxaquecas pararam e tenho me sentido bem melhor”, disse.

O projeto foi criado em 2019, atende atualmente em torno de 120 pessoas a partir de 18 anos. Tem atividades de corrida, caminhada, treinamento funcional, jiu-jitsu e natação, acompanhadas por profissionais de educação física capacitados. As aulas ocorrem de segunda a sexta, em dois horários: das 19h às 20h, e das 20h às 21h.

O projeto é aberto a população. Como o próprio nome diz, o foco é proporcionar um estilo de vida mais saudável para os adultos e idosos.