Esporte

Dupla de RR vence Ucrânia e conquista título Mundial Escolar

Evandro e David derrotaram os ucranianos no tie-break numa final equilibrada e sagraram-se campeões mundiais na praia de San Vito Lo Capo, Itália

O dia começou bem para o voleibol roraimense. A dupla Evandro/David da Escola Camilo Dias alcançou um feito histórico ao erguer o troféu de campeão do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia na madrugada desta quarta-feira (09). Os brasileiros derrotaram a Ucrânia no tie-break por 2 sets a 1 (21/17 – 22/24 – 15/12) e escreveram seus nomes na história pela conquista inédita para Roraima. A partida ocorreu em San Vito Lo Capo, Itália. 

O título na categoria 15/16 anos foi conquistado depois de muito suor em uma final equilibrada diante da Ucrânia com direito a definição no tie-break, o set de desempate. A partida serviu como revanche, tendo em vista que os garotos de Roraima estrearam com derrota para a dupla ucraniana, sendo este o único revés durante a competição. Evandro e David deram a volta por cima e sairam com a medalha de ouro.

Com diferença do horário italiano de seis horas a mais para Roraima, a decisão ocorreu às 10h da manhã pelo hora local e 4h da madrugada no horário de Boa Vista. 

O primeiro set não foi fácil, mas os garotos de Roraima venceram com uma certa tranquilidade os ucranianos por 21/17. Já o segundo set foi o mais equilibrado ainda. Os brasileiros tiveram a frente do placar, chegaram a ter o ponto do set, mas pecou e viram aparecer a reação da Ucrânia que venceu por 24/22 em set disputado ponto a ponto. 

O tie-break, set de desempate e o mais curto, foi de teste pra cardíaco. Brasileiros e ucranianos revezaram na frente do marcador, mas no final brilhou a estrela de Evandro e David que souberam administrar o fator emocional e juntos fecharam o set e sagraram-se campeões mundiais. O Brasil venceu com parciais de 15/12 e 2 a 1 na conta final.

PALAVRAS DOS CAMPEÕES –  “Não tenho palavras pra descrever isso daqui. Isso é realização de um sonho. Nada é fácil, a gente lutou até o fim e a recompensa veio. Isso é Deus agindo em nossas vidas”, comemorou o técnico Walace Souza ao lado da dupla e de Isaque (jogador reserva).

“O jogo de 2 a 1, lutado, bem jogado. É isso aí, lutamos pra isso, esse título é nosso, é do Brasil, é de Roraima”, vibrou Evandro.

“Estar aqui é uma felicidade tão grande. O jogo foi difícil, a cada ponto a gente tentava se superar. Ser campeão mundial é uma coisa inacreditável, ainda mais para Roraima. Nosso primeiro título nacional, mundial… É muita emoção”, disse David. 

As entrevistas foram concedidas a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) após confirmação da medalha dourada.

TRAJETÓRIA  ATÉ O TÍTULO – O Brasil (Evandro/David) esteve no Grupo A, ao lado de Ucrânia e Letônia. A dupla brasileira começou sua participação com tropeço e estreou com derrota para os ucranianos por por 2 sets a 0 (20/22 – 13/21). 

Na partida de vida ou morte na fase de grupos, melhor para os garotos de Roraima que venceram a Letônia por 2 sets a 0 (21/17 – 21/16) e avançaram para as quartas de final. A dupla brasileira encarou a China e avançou para as semifinais com vitória sobre os chineses pelo placar de 2 sets a 0 (21/08 – 21/13).

Na semifinal mais uma grande batalha, desta vez contra a Índia. Após um bom jogo, com direito a reação depois de ter perdido o primeiro set, os garotos de Roraima venceram os indianos de virada por 2 sets a 1 com parciais de (11/21, 21/15 e 15/11) e se garantiram na grande decisão.

Na final o Brasil voltou a encontrar a Ucrânia e desta vez a história foi outra. Na revanche, melhor para Evandro/David que mostraram a força do voleibol roraimense/brasileiro e numa final equilibrada derrotaram os ucranianos por 2 a 1 (21/17 – 22/24 – 15/12) e conquistaram a inédita e histórica medalha de ouro para Roraima.