Esporte

Enzo Botinelly sagra-se bicampeão Sul-americano 

Botinelly venceu Thyago Santana em final roraimense no Rio de Janeiro 

Uma final roraimense ocorreu no Campeonato Sul-americano Crianças neste sábado, 20, no Rio de Janeiro. Enzo Botinelly da Academia Gracie Barra sagrou-se bicampeão sul-americano de jiu-jítsu na categoria Infanto Juvenil 2 Super Pesado faixa verde após derrotar Thyago Santana, do programa Abrindo Caminhos. Os dois roraimenses fizeram um duro duelo e quem levou a melhor foi Botinelly, que agora passa a colecionar seu segundo ouro da competição. 

Enzo Botinelly, de 13 anos, trás consigo da disputa a medalha dourada. Já Thyago Santana, 14 anos, trás na bagagem a prata e o título de vice-campeão. Ambos têm feito bons combates em competições quando se encontram e desta vez, a briga pelo ouro foi a nível internacional.

Neste ano, Enzo sagrou-se tricampeão Panamericano, bicampeão Brasileiro, e desta vez conquista seu segundo ouro no Sul-americano.

Pai e treinador do garoto campeão, Elton Castro contou como foi mais essa conquista e destacou mais um ouro do filho neste ano.

“O Sul-americano faz parte do calendário que a gente corre anual. A gente tenta fazer um Grand Slam Kids que é o Panamericano, Brasileiro e Sul-americano e Enzo já venceu os três esse ano. Foi interessante porque pela primeira vez foi uma final entre dois roraimenses. Eles já tinham se enfrentado há três semanas, Enzo já tinha vencido a primeira vez e agora venceu de novo na final do Sul-americano. Foi uma luta empatada em zero a zero, mas Enzo buscou mais a luta e foi declarado vencedor pela arbitragem”, contou.

Sobre o encontro roraimense na decisão, Elton já previa esse duelo.

“A gente não tinha dúvida que a final seria entre os dois porque são dois atletas que estão se destacando em Roraima. Não tinha dúvida que a final seria entre eles dois”, afirmou.

“Acredito que seja algo inédito em competição a nível internacional e demostra que o jiu-jítsu macuxi só tende a ficar cada vez mais forte, já está se tornando referência nas grandes competições. Eu fico  muito feliz. Se houver mais apoio e mais fortalecimento de patrocinadores e dos entes públicos, mais atletas terão chance de chegar e disputar essas competições”, reforçou.

Bruno Romão, treinador de Thyago Santana do Abrindo Caminhos, não demonstrou supresa com relação a final, e lembrou que esta foi a primeira vez de Thyago em competição de alto nível.

“Esperava porque os dois são bastante fortes na categoria. Apesar de ser uma estreia dele em campeonato da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-jítsu), ser estreia dele de lutar fora do Estado, já contava sim, vejo o nível dele muito bom. Menino gosta muito de treinar, atencioso, e avaliando ele na competição geral, pra mim ele só não foi 100% por causa da final que ele não foi campeão, mas o restante foi como planejamos”, explicou. 

Thyago coleciona títulos de campeão Roraimense (8x), da Copa Boa Vista (5x), Amazonense, campeão nogi Copa Boa Vista e bicampeão Norte Internacional.