Esporte

Equipe da Estácio comemora o ouro conquistado no JUB’s Norte

Atletas falam sobre a conquista da medalha de ouro inédita para o voleibol no cenário do desporto universitário de Roraima

A equipe feminina de voleibol da Estácio retornou a Roraima com a medalha dourada da Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). A competição ocorreu entre os dias 05 e 10 deste mês em Manaus (AM). As roraimenses conquistaram o inédito ouro na modalidade para o Estado e deste então comemoram o grande feito. 

Na disputa do voleibol no naipe feminino, a Estácio foi ranqueada como a quinta equipe na lista de cinco, com isso, começou a disputa contra os adversários com melhores colocações no ranking.

Conforme o regulamento da competição, os cinco times se enfrentariam entre si e as grandes campeãs seriam as que obtivessem mais pontos. As representantes roraimenses fizeram bonito e, além de se classificar para etapa nacional, conquistaram a medalha de ouro para Roraima.

Já em Roraima, a capitã da equipe Tatiane Viana comemorou o feito que ela e suas colegas de time conquistaram para o Estado em solo amazonense. 

“É uma felicidade que não tem explicação, chegar em casa com a medalha de ouro. Passamos por muitas dificuldades antes e durante a competição. E você sair da competição, ela que é tão almejada por outras equipes, ainda por cima campeã. Cheguei em casa aliviada e com o ar de dever cumprido. Para mim é inexplicável porque é um título inédito para o Estado de Roraima, sei lá, fico assim sem palavras para explicar”, disse.

A atleta lembrou-se dos confrontos difíceis que o time enfrentou e agradeceu a todos. No dia seguinte a final, Tatiane completou 33 anos e ganhou um presente em dobro na sua troca de datas.

“Cada jogo a gente encarava como uma final. Não é fácil, mas graças a Deus eu consegui ajudar minha equipe. Consegui almejar o que eu sonhei nestes três meses de treinamento porque meu foco era sair campeã. Nosso último jogo foi no sábado, 10, e no domingo, 11, eu faria 33 anos, então para mim foi um presente em dobro. Parabenizo toda a minha equipe, todas as minhas companheiras, a comissão técnica, e todos que acreditaram na gente e torceram pela gente por que é difícil você conseguir parceiros que acreditem no voleibol roraimense. Mas tá aí, nós mostramos e trouxemos um título inédito para Roraima”, afirmou. 

Treinador da equipe, Izerbledison Souza, também comemorou a conquista para o voleibol roraimense no desporto universitário. 

“As meninas se deixaram ouvir para que pudessem fazer o jogo dentro de quadra. São atletas de nível muito bom, mas que precisam claro adotar uma estratégia de jogo, para que o resultado venha a seu favor. Isso foi feito. Fizemos um trabalho muito bom nesse sentido e deu muito certo. Tanto é que o resultado foi positivo”, assegurou.

“O primeiro lugar ele era almejado. Saímos daqui com muita vontade de ser campeões. Claro que a gente quer classificar, ficar entre os três, mas quando você percebe que você pode ser campeão, você vai pra cima, você não se entrega, e assim nós fizemos. Tá aí, medalha inédita para o voleibol universitário no Estado de Roraima, e está todo mundo feliz”, acrescentou. 


Estácio vai ao JUB’s Nacional como a número 1 do Norte (Foto: Lorena Furtado)

Relembrando a trajetória do ouro, o primeiro adversário da Estácio foi o Amazonas (Ciesa). Juntos fizeram um duelo de cinco sets contra as donas da casa. O time de Roraima venceu as amazonenses de virada após perderem os dois primeiros sets.

O resultado final foi 3 sets a 2 com parciais de (22,25), (17,25), (25,21), (25, 21) e (15,13). O segundo compromisso foi diante do Pará (UNAMA), as campeãs 2018. Desta vez, o time chegou a abrir 2 sets, mas deixou empatar. Porém, o resultado final foi positivo. As roraimenses venceram as paraenses por 3 sets a 2 com parciais de (25,19), (25,18), (18,25), (20, 25) e (13,15). 

Após os dois triunfos sobre os times teoricamente mais fortes, a Estácio seguiu com a missão de derrotar as duas últimas equipes do confronto ‘todos contra todos’ e assim o fez. Diante da Maranhão (UNDB) o time de Roraima venceu sem sustos por 3 sets a 0 com parciais de (25, 07), (25, 21), (13,25). 

Para confirmar o ouro, as roraimenses tiveram que superar o Acre (UFAC). A vitória veio com o placar de 3 sets a 0 e o grito de “é campeã”. O título da conferência norte veio com a invencibilidade. Foram quatro vitórias em quatro jogos e apenas quatro sets perdidos em toda a disputa.

ESTÁCIO (CAMPEÃO) -Tayla Santos, Thalissa Leal, Tatiana Viana, Karoline Sousa, Thayná Mota, Stefannie Gabrielle, Luciana Cristina, Iandara Franco, Waleska Barros, Josyene Peixoto, Erika Amorim e Nicolly Gomes.

Comissão técnica: Izerbledson Souza (técnico), AlinneBraide (auxiliar técnica) e Ana Santos (coordenação). 

OUTROS CLASSIFICADOS – Roraima trouxe na bagagem um ouro, três pratas e um bronze. A Federação Universitária do Estado de Roraima (Fuer) classificou as cinco equipes citadas que disputarão a conferência Nacional dos JUB’s previsto para ocorrer entre os dias 19 a 27 de outubro em Salvador (BA). Os classificados foram: Fares (masculino) e Unopar (feminino) no basquete, IFRR no Futsal (masculino), UFRR no handebol (feminino) e a campeã Estácio, no voleibol feminino.