Esporte

Escolinha faz parceria com comunidades indígenas 

Parceria tem rendido frutos com descobertas e revelação de talentos de crianças de Boa Vista e comunidades indígenas

A Escolinha de Futebol Grêmio Esporte Roraima é a mais nova agremiação em Boa Vista que tem como objetivo garimpar jovens talentos no futebol. Além de garotos da capital, o projeto firmou parceria com comunidades indígenas e com isso tem colhido frutos com descobertas e revelações de atletas. 

O Grêmio Roraima atende crianças com idade entre 06 e 16 anos. Dentre os mais de 50 atletas participantes do projeto, dez deles são oriundos da parceria entre a escolinha e a comunidade indígena Canauaní, pertencente ao município do Cantá. Um desses garotos, quem tem despertado bons olhares é Chitão, da etinia wapichana de apenas nove anos de idade. Ele leva três horas da sua casa na comunidade até chegar à escolinha em Boa Vista a cada três dias da semana quando ocorrem os treinamentos. Sua pela velocidade, habilidade e condução de bola tem chamado atenção. A mais nova agremiação de Roraima realiza semanalmente amistosos para avaliar o desempenho e conduzir seus atletas da categoria mirim e infanto juvenil a um ritmo mais profissional.

O responsável pelo Grêmio Roraima é Bruno Farias, Jogador de futebol profissional e atual treinador. Fundado em 15 de setembro deste ano, a escolinha tem menos de três meses e já tem boas perspectivas para o futuro. 

 “Com a realização dos campeonatos conseguimos observar melhor o desempenho deles e propomos com isso também a missão do esporte que é interagir e se superar, observar as potencialidades e desvantagens e assumir o posicionamento correto em campo, dando a eles todo uma visão mais macro da participação e posição de cada Jogador”, disse. 

“O que pretendemos é oportunizar espaço para eles, o mundo do futebol começa muito cedo, e queremos dar condições de participação com capacidade técnica para nossos atletas e aí sim revelar verdadeiros craques.” Ressaltou Farias.

A escolinha está localizada no Campo do Jadiel no Bairro Buritis. De acordo com informações do clube, a escolinha atende mais de 50 garotos da capital e do interior.  A expectativa é que em fevereiro ocorra a primeira visita de um representante nacional para acompanhar um dos Amistosos e assim observar de perto o trabalho da agremiação e do desempenho dos atletas. 

Responsável pelo Grêmio Roraima, Bruno Farias tem 22 anos de idade. Ele, já defendeu as cores do Atlético Roraima, teve passagens por importantes clubes na região sul do país, dentre eles o Grêmio. O foco dele agora é ajudar na revelação de atletas roraimenses para o restante do país.