Esporte

Estadual em RR foi o último a paralisar no Brasil 

Esta semana foi bastante movimentada em relação ao futebol profissional em Roraima. As atividades esportivas foram paralisadas em âmbito nacional nas mais diversas modalidades. O Campeonato Roraimense foi o último Estadual a ser suspenso no Brasil já que FRF (Federação Roraimense de Futebol) acatou a ordem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A paralisação atende recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) no enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19)

A decisão é contrária a maioria dos clubes que disputam o Estadual. Pelo menos em duas reuniões São Raimundo, GAS (Grêmio Atlético Sampaio), Atlético Roraima e Rio Negro queriam que a competição seguisse até o final do primeiro turno. Nos dois encontros, apenas o Baré foi a favor da paralisação. Além disso, o time barelista entrou em campo na rodada de terça-feira (17) com luvas e máscaras como forma de protesto ao prosseguimento do torneio e a disseminação do vírus. 

Na quinta-feira (19), as agremiações optaram por continuar a disputa. Até então, estava previstas a 5ª e última rodada e a final marcada para próxima terça-feira (24). Vale lembrar que até este dia, a CBF deixou a cargo das Federações o poder de decidir o andamento de seus estaduais. A FRF (Federação Roraimense de Futebol) por sua vez levou a decisão a votação e os clubes optaram pela continuidade. 

Até então, apenas o Campeonato Roraimense estava em curso no Brasil. No levantamento feito pela Folha de Boa Vista até o fim da tarde de quinta-feira (18), além do Roraimão, Estaduais como de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Amapá e Bahia estava ocorrendo de portões fechados. Nas primeiras horas de sexta-feira (20) só o Roraimão estava previsto para ser continuado. Pouco antes do meio dia a FRF repassou o comunicado da CBF que paralisou por tempo indeterminado todos os jogos de futebol em território nacional.

Nesta paralisação de 15 dias, conhecido como quarentena, diversas entidades do meio esportivo suspenderam, adiaram e até cancelaram seus eventos pelo mundo inteiro. Libertadores, Copa Sul-Americana, Champions League e demais ligas foram um dos exemplos. Atletas nas mais diversas modalidades atestaram positivo para o Covid-19. Apesar de nenhum caso confirmado em Roraima, o Estado, a Prefeitura de Boa Vista e órgãos das mais diferentes esferas tomaram medidas para evitar a propagação do vírus em solo roraimense. Na quarta-feira (18), a fronteira Brasil-Venezuela foi fechada, na quinta foi a vez da fronteira Brasil-Guiana.

De volta ao futebol, em meio ao caos da pandemia, o futebol de Roraima entra para história como o último estadual a ser paralisado no Brasil em tempos de quarentena para conter o Coronavírus. O Roraimão ocorre desde o dia 07 e paralisou oficialmente no dia 20.