Esporte

Estudante conquista primeiro lugar em dois campeonatos de xadrez no Acre

Caíque Monauer Amorim, 14 anos, venceu Jogos Escolares de Xadrez da Região Norte e o Regional Norte Sub 18

O estudante Caíque Monauer Amorim, de 14 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes, ao conquistar dois campeonatos de xadrez realizados neste fim de semana em Rio Branco, capital do Acre.

O primeiro título veio nos Jogos Escolares de Xadrez da Região Norte 2021, que contou com a participação de cerca de 180 alunos enxadristas. Caíque foi o único representante de Roraima, após receber convite do coordenador do evento no Acre. 

“O convite foi feito porque o Caíque já é bem conhecido por causa do xadrez, sendo campeão em Roraima em 2019, Santa Catarina, Minas Gerais (6º lugar no brasileiro na modalidade blitz) e agora campeão no Acre”, disse a mãe do estudante, a cirurgiã-dentista Juliene Kimak, comentando que o filho é apontado pelos jogadores mais experientes como uma grande revelação.


Caíque no lugar mais alto do pódio pelo Torneio de Xadrez Regional Norte Sub 18 (Foto: Divulgação)

Ainda em Rio Branco, o estudante Caíque também conquistou o primeiro lugar ao participar do Torneio de Xadrez Regional Norte Sub 18. 

O enxadrista roraimense agora se prepara para o Festival Internacional de Xadrez em Florianópolis, que ocorrerá em janeiro do próximo ano 

“Estou muito feliz por essas conquistas, pois não foi fácil, até porque tinha ótimos competidores. Mas mantive a calma, concentração, raciocínio e venci. Vou continuar me dedicando ao xadrez e quem sabe um dia chegar à seleção brasileira. Não custa nada sonhar, mas isso requer muita dedicação”, comentou Caíque.

Juliene disse que Jovilson Amorim, pai de Caíque, foi quem ensinou as técnicas do xadrez tanto para ele quanto para o irmão Tomás. “Agora vamos comemorar mais essa conquista”.