Esporte

Evandro e David comemoram conquista do título Mundial

Os campeões exibiram o troféu e as medalhas douradas em carro aberto pelas principais avenidas de Boa Vista

Após a conquista do título do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia na Itália na semana passada, a dupla Evandro Fernandes e David Lopes, o treinador Walace Souza e o jogador reserva Isaque Ferreira desfilaram em carro aberto e puxaram uma carreta na tarde desta segunda-feira (14). Antes, os alunos-atletas da Escola Camilo Dias falaram um pouco do feito histórico alcançado em solo italiano na cidade de San Vito Lo Capo.

O desfile de comemoração partiu da escola no bairro Liberdade, passou nas principais avenidas da cidade até chegar ao Centro Cívico e retornar ao ponto de partida.

Para chegarmos a carreata de ontem, precisamos voltar levemente no tempo e lembrar que em pouco mais de 30 dias Evandro e David colocaram seus nomes dentre os gigantes do esporte roraimense, do país e do planeta. 

No início de setembro, a dupla conquistou o título do Campeonato Brasileiro da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) na categoria 15/16 anos nas praias de João Pessoa-PB. Campeões, eles receberam a missão de defender o país na Itália e não só assim fizeram como no dia 09 de outubro de 2019 entraram pra história ao conquistar o título Mundial Escolar. 

David lembrou das dificuldades que tiveram, sobretudo, dos desencontros de horários nos treinos, mas que mesmo com os empecilhos souberam tirar de letra e superar. 

“Passa um filme na cabeça. Isso tudo foi uma superação enorme, principalmente pelos treinos. Eu estudo pela manhã, meu parceiro pela tarde e sendo assim a gente só tinha a noite pra treinar e era só duas vezes por semana. Moramos longe, e todo dia eu vinha de bicicleta e meu parceiro de ‘busão’, então os treinos tinham que ser caprichados. Sabendo dessas dificuldades que a gente passou, eu sempre acreditei no título”, contou.

Para Evandro a ficha vem caindo aos poucos. Ele falou de como o feito muda sua vida, mas afirmou que segue com o pé no chão.

“Ser campeão mundial é sonho de qualquer atleta. Sempre tive um sonho de conquistar algo grandioso no voleibol, ser campeão mundial pra mim é uma vitória muito grande, mas carrego sempre a humildade, sempre da mesma forma, nunca ignorando ninguém. Ser campeão representando sua escola, seu estado, seu país é algo inexplicável, parece longe da nossa realidade, mas a gente conseguiu”, disse o atleta.

Os campeões desfilaram até ao centro cívico e retornaram à Escola Camilo Dias (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

Treinador da equipe, Walace Souza, que também teve a companhia de Isaque Ferreira como jogador reserva, não escondeu a felicidade e dividiu essa alegria.

“A gente viveu um sonho. A gente acreditou sempre e continuamos acreditando que tudo vai dar certo, é só começo. A experiência, conhecer culturas diferentes, ter que se comunicar em outras línguas somou. Com experiência que eles tiveram acredito que daqui pra frente podemos esperar muito muitas boas”, afirmou.

Wallace Souza aproveitou o momento para pedir mais apoio por parte das autoridades. 

“Esse momento é nosso, mas também é hora das autoridades abrirem mais os olhos e nos ajudar, ajudar o esporte como um todo. Precisamos sim de apoio e gostaríamos muito que as autoridades despertassem pra isso: ajudar. Que seja com a gente ou com os outros, mas que deem o primeiro passo, precisamos desse primeiro passo”, finalizou.

Braço da CBDE, a Federr (Federação do Desporto Escolar do Estado de Roraima) foi a entidade responsável pelo apoio da dupla campeã (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

TRAJETÓRIA DO TÍTULO – Campeões brasileiros pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), Evandro Fernandes e David Lopes representaram o país no Campeonato Mundial Escolar disputado na Itália entre os dias 03 e 10 deste mês em San Vito Lo Capo. A dupla estreou com derrota para Ucrânia e daí pra frente só cresceu. Os garotos de Roraima derrotaram a Letônia ainda na fase de grupos, nas quartas de final despacharam a China e eliminaram a Índia nas semifinais. Na disputa do título reencontraram os carrascos da primeira fase e diferente do primeiro encontro, a dupla brasileira triunfou sobre os ucranianos e conquistaram a inédita e histórica medalha de ouro da competição Mundial.