Esporte

Evandro e David conquistam título do Mundial na Itália 

A dupla roraimense representou o país no Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia e conquistou a medalha de ouro na categoria 15/16 anos 

Certamente a quarta-feira, 09 de outubro de 2019 estará marcada na memória da dupla Evandro Fernandes e David Lopes, o reserva Isaque Ferreira e do treinador Wallace Souza. Alunos e professor da Escola Camilo Dias, ontem eles conquistaram o título do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia na categoria 15/16 anos. O Brasil venceu a Ucrânia (Popov e Radle) por 2 sets 1 (21/17 – 22/24 – 15/12) e terminou com o final feliz para os roraimenses que representaram o país. A disputa ocorreu entre os dias 03 a 10 deste mês na cidade de San Vito Lo Capo, Itália, 

A conquista coloca a dupla na história do esporte roraimense, sendo esta uma conquista inédita para o Estado. O quarteto não só levou para Itália o nome da Escola Camilo Dias, como também defenderam o nome de Roraima e as cores do Brasil no Mundial. 

A final entre Ucrânia x Brasil foi uma reedição, um reencontro das duas duplas que haviam se enfrentado no primeiro jogo de ambos na fase de grupos. Diferente do que ocorreu no primeiro confronto, os garotos de Roraima foram superiores ao primeiro algoz e devolveram o resultado. 

O jogo ocorreu pela manhã na Itália e madrugada em Roraima. São seis horas a mais de diferença entre San Vito Lo Capo e Boa Vista, desta forma, a quarta-feira amanheceu com os roraimenses com o título de campeões mundiais. 

Foi um duelo tenso, mas com boa atuação roraimense, sobretudo no primeiro e terceiro set. Após um início difícil, Evandro e David conseguiram manter a diferença e venceram o 1º Set com facilidade e largaram na frente por 21/17. 

O mais equilibrado dos sets foi o segundo. Precisando da vitória para se manter vivos na disputa, a dupla da Ucrânia fez um jogo parelho com os brasileiros e levou a melhor. Os roraimenses estiveram bem nesta etapa, chegaram a estar na frente, mas deixaram o título escapar por alguns minutos. Os ucranianos levaram o set (22/24) após disputa ponto a ponto. 

No tie-break, set de desempate e mais curto, foi um sofrimento para a torcida roraimense. As duas duplas revezaram na frente do marcador em um jogo tenso e nervoso, mas no final que sorriu e soltou o grito de campeão foram Evandro e David que liquidaram Popov e Radle por 15/11. Desta forma a dupla escreveu seu nome na história do esporte roraimense com a conquista inédita para Roraima e garantiu o ouro para o país. 

Foto: Reprodução/ISF WSC Volleyball

Campanha do título: Trajetória com tropeço e final glorioso com título sobre o carrasco

Campeões Brasileiros pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) em setembro deste ano em João Pessoa-PR, Evandro e David receberam a missão de defender as cores do país em San Vito Lo Capo, e assim o fizeram. O Brasil dividiu a chave A com Ucrânia e Letônia.

Na estreia deram de cara com Popov e Radle e levaram a pior. O Brasil perdeu para Ucrânia por 2 sets a 0 (20/22 – 13/21), sendo este o único revés na competiação. Na sequência foi a vez de enfrentar a Letônia e dupla triunfou sobre os letões por 2 sets a 0 (21/17 – 21/16). Nas quartas de final encarou a China e despachou os chineses com facilidade ao vencer por 2 sets a 0 (21/08 – 21/13). Na semifinal, os roraimenses enfrentam a dupla da Índia, começou perdendo, mas reagiu e garantiu lugar na final após sair atrás do placar, vencer o segundo set e o tie-break por 2 sets a 1  (11/21, 21/15 e 15/11).

Por fim, eles fizeram história. Na decisão do título mundial, o Brasil voltou a encontrar a Ucrânia e desta vez a o resultado foi melhor para os brasileiros do extremo norte do país. Na revanche, melhor para Evandro/David que mostraram a força e a evolução do voleibol roraimense em solo italiano e numa final super equilibrada derrotaram os Popov e Radle por 2 a 1 (21/17 – 22/24 – 15/12) em jogo de fortes emoções e conquistaram a inédita e histórica medalha de ouro para Roraima.