Esporte

Ex-jogadores roraimenses tem intuito de criar associação

O futebol uniu amigos no passado que atualmente se ajudam e realizam ações entre ex-jogadores e comunidade

Reencontro, afago e bastante amizade. Um grupo de ex-jogadores, ex-árbitros e pessoas que direta e indiretamente contribuíram para o futebol roraimense tem se reencontrado há quatro anos. Depois de décadas afastados, o grupo batizado de Amigos da Bola estão mais próximos e o próximo passo será a criação de uma associação sem fins lucrativos. 

O grupo conta com mais de 250 integrantes. São centenas de personagens, pessoas que estiveram presentes nas disputas e no pioneirismo do futebol roraimense. A maioria tem hoje entre 50 à 80 anos. Todos fizeram história com as camisas dos clubes tradicionais do nosso estado como Baré, Atlético Roraima, São Raimundo, Rio Negro, River e demais. 

Hoje, devido à idade avançada, alguns enfrentam problemas de saúde, precisam de um apoio emocional maior, e é aí que entra as ações dos Amigos da Bola. 

Os encontros começaram há quatro anos. Iniciou em 2016 como um grupo de WhatsApp (Amigos do Babá) para comemorar o aniversário de 50 anos de Sebastiao Melo, o Babá, ex-jogador do River. O intuito era reunir inicialmente velhos amigos, ex-jogadores e ícones do futebol roraimense de décadas atrás. 

Passado a festa, sentiu-se necessidade de dar continuidade ao grupo que passou a se chamar Amigos da Bola após os encontros anuais de 2017 e 2018. De lá pra cá, os encontros eram mensais até a chegada da pandemia do Coronavírus.

“O quarto encontro e primeiro como Bem Amigos da Bola foi marcado com muito sucesso no campo da ASSOPM, em outubro de 2018, onde reuniu-se bastante ex-atletas da época passada do futebol roraimense”, explicou Celino Pinheiro, um dos integrantes da futura associação.

Amigos da Bola realizam ações além das partidas de futebol 

Desde então, os ex-atletas tem feito ações entre os próprios integrantes e a comunidade, e antes da pandemia se encontravam todos os meses para realizar ações. O grupo organiza comemorações de aniversário dos velhos futebolistas, datas festivas como Dia das Mães e Natal, e ajudam como podem em ações que custeiam compras de remédios, distribuição de cestas básicas e dão, na medida do possível, amparo como visitas domiciliares e hospitalares, ajudas médicas, além de baterem aquela bola. Os ex-jogadores Roberto Silva e Raimundo foram alguns dos atendidos dentre muitos neste período.

“O grupo Bem amigos da Bola veio com o objetivo de mostrar a história do futebol Roraimense desde seu início e homenagear os ex-atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos, torcedores, personagens que direta ou indiretamente deram sua parcela de contribuição ao Esporte Roraimense. O grupo é religioso, porém, laico. Resgata e publica fotos dos times, da história e resenhas sobre o futebol Roraimense”, contou Celino.

O grupo criou uma logomarca e até confeccionou camisas e coletes. São mais de 250 integrantes que tem como futuro presidente da associação Sebastião Melo e o secretário Hermes Canuto Chaves. Os participantes do grupo são roraimenses e de diferentes estados e regiões do país. São de diversas profissões além de ex-jogadores, profissionais da saúde, militares, jornalistas e cronistas esportivos. Segundo Celino, o estatuto já está pronto.

“O grupo já está formalizado para se tornar uma associação sem fins lucrativos e entre outras ações montarmos nosso museu do esporte com seriedade. As ações sociais não estão sendo feitas programadas. Quando aparece as necessidades o grupo se manifesta pra ajudar com contribuição em valores, alimentação, remédios, ajuda profissional e até coroas de flores para os velórios”, afirmou Celino.

Um dos integrantes do grupo veio a óbito neste mês de maio: Aldir Caquiado de 63 anos. Ex-jogador do Atlético Roraima campeão estadual nas décadas de 70 e 80. Aldir foi mais um dentre muitos que deram sua contribuição ao futebol roraimense quando estiveram em vida.

Para mais informações e até mesmo contribuição aos Amigos da Bola, basta entrar em contato pelo número 95 99142-6200.

Primeiro encontro dos Amigos da Bola foi em 2018