Esporte

Ex-zagueiro e lateral Val hoje é Major da Polícia Militar

Xerife de zaga nos tempos de jogador e Major da PM após encerrar carreira

Conhecido da torcida colorado e rio-negrina, o ex-zagueiro Val marcou história no futebol roraimense nos anos 90 e início de 2000. Valdeci dos Santos Martins (Val), hoje com 55 anos, é um dos ídolos históricos do Baré e do futebol de Roraima. O cearense que desembarcou em Boa Vista em meados de 1989, segue pela cidade até os dias de hoje.


Como defensor, o ex-zagueiro Val tem como missão destruir as jogadas de ataques dos rivais (Foto: Arquivo Pessoal)

Val veio do Icasa para o futebol roraimense no final dos anos 1980 e a intenção era seguir para o futebol venezuelano. Mas, escreveu sua história no auge do Índio da Consolata.

Títulos

Vestindo o manto do Colorado, sagrou-se bicampeão do Estadual: 1996/1997. Nasceu em Maceió (AL) e foi revelado pelo Icasa-CE, pelo Índio da Consolata disputou três Séries C do Campeonato Brasileiro e duas Copas Nortes. Também passou por Rio Negro e por lá foi campeão roraimense em 2000. Seu primeiro clube no futebol macuxi foi o Mundão, pelo time do Operário foi campeão roraimense em 1989. Pelo Tricolor da Mecejana foi campeão roraimense em 2003.

Encerrou carreira pelo Baré. Teve a honra de disputar cinco finais de Roraimenses consecutivas e conquistar o tetra no currículo individual. Atualmente exerce carreira como Major da Polícia Militar em Roraima. O estilo xerife de cobrar de grupo prossegue, agora da grande área para o quartel.

O ex-jogador Val escolheu Adércio Leitão como o melhor técnico com quem trabalhou. “Ele foi tricampeão paraibano pelo Campinense e atuou comigo no Icasa e Juazeiro do Norte. Foi um cara competente, que contribuiu muito para meu crescimento pessoal”, disse Val.

Melhor atacante

Como defensor, o ex-zagueiro Val tem como missão destruir as jogadas de ataques dos rivais. Ele cita o atacante Júlio César, contra quem duelou contra o Fortaleza, vestindo a camisa do Icasa.

“Joguei contra ele partida de Campeonato Cearense e ele era recém-chegado do Flamengo e veio ao CE como reforço de peso. Era muito bom, rápido e inteligente”, disse Val.


Valdeci dos Santos Martins (Val), hoje com 55 anos, é Major da PM (Foto: Arquivo Pessoal)

Por João Paulo Oliveira