Esporte

FCR deve realizar seis etapas ao fim da pandemia

Federação continua no aguardo das autoridades para liberações de atividades esportivas e segue cautelosa para tomada de qualquer decisão

Não tem sido fácil para nenhum atleta se manter longe das competições,e no BMX não é diferente. Pilotos têm improvisado pistas em casa e mantido treinamentos mesmo com todas as dificuldades. A FCR (Federação Ciclística de Roraima) comunicou que aguarda o aval positivo das autoridades para tomar qualquer decisão, mas que deve realizar as seis etapas do Campeonato Roraimense de BMX.

A previsão inicial era que o Estadual fosse composto por seis etapas no total e, destas, apenas a 1ª etapa foi realizada, ainda em março. 

Entramos em contato com Yago Matias, diretor de Departamento de BMX, que se mostrou cauteloso quanto a retomada dos eventos. Ele revelou também que tem desejo de estender o número de etapas, mas deixou claro que o momento não é favorável. “Temos a vontade de realizar até mais de 06, mas sabemos que as últimas atividades que serão liberadas serão as esportivas”, afirmou.  

Sabendo dos treinamentos dos atletas realizados em casa, Yago Mathias mandou o recado para os pilotos. “Primeiro temos que combater o vírus mantendo o distanciamento social. Só assim ficaremos livres para agendar nossas competições”, frisou.

O Campeonato Roraimense de BMX contou com cinco etapas na temporada 2019. Neste ano, foi acrescido mais uma etapa. As datas das seis etapas já estavam estipuladas, porém, a competição foi suspensa devido a pandemia do coronavírus. 

O Campeonato Roraimense de BMX é disputada nas seguintes categorias: Mirim (nascidos em 2015 e 2014), Boys (nascidos em 2013 e 2012), Boys 2 (nascidos em 2011 e 2010), Expert: (2007, 2008 e 2009), Girls (feminina aberto), (Júnior: 2004, 2005 e 2006), CruiserMen (bike aro 24′) e Elite Men (2003 e anos anteriores).

PARALISAÇÃO – As disputas do Estadual de BMX foi só mais um a paralisar em Roraima nestes tempos de pandemia. Outras modalidades que estavam com suas competições em cursos também foram suspensas, como foi o caso das disputas da natação organizadas pela Fedar (Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima); do futsal com a paralisação do Estadual Sub-15, Taça Roraima Sub-17 e Adulta, e o Campeonato Roraimense de Futebol Profissional. Ambos seguem sem previsão de retorno.