Esporte

Fase classificatória de Pacaraima ocorre neste fim de semana

O esporte escolar movimenta o município de Pacaraima neste fim de semana. Começou hoje, 28, e segue até domingo, 30, a etapa classificatória da 48ª edição dos Jogos Escolares de Roraima. A abertura do evento foi às 14h na quadra do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto. A competição ocorre mediante regime de colaboração entre o Governo do Estado e Prefeitura de Pacaraima.

 

Participaram da solenidade de abertura, representando a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Dinaildo Barreto, diretor do IDR (Instituto de Desporto de Roraima), o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, e o secretário Municipal de Educação, Abraão Oliveira, além do capitão Igor, do III Pelotão de Fronteiras; tenente coronel Júlio Cesar e Maria de Jesus, gestores do Colégio Cícero Vieira Neto, gestores escolares, professores, alunos e comunidade em geral.

 

Um total de 180 atletas disputará cinco modalidades (futsal, futebol de campo, xadrez, atletismo e tênis de mesa) nas categorias mirim e infantil. As escolas participantes são as escolas estaduais indígenas Silvestre Messias (Surumu), José Marcolino (Contão), Índio Manoel Barbosa (Sorocaima), Antônio Horácio (Boca da Mata), Santo Antônio de Pádua (São Jorge), Tuxaua Feliciano dos Santos (Samã), além do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto e Escola Municipal Casimiro de Abreu.

“As fases classificatórias estão ocorrendo nos municípios, fruto de uma parceria com o Estado e gostaria de enfatizar a dedicação dos profissionais de Educação Física, que não estão medindo esforços para a realização desse evento”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do IDR.

 

O prefeito de Pacaraima falou sobre a união de esforços para a realização dos jogos. “Sabemos que a dificuldade é grande, mas fizemos todos os esforços e estamos aqui realizando hoje, através de uma parceria com o Estado, a fase classificatória dos jogos, incluindo a participação das comunidades indígenas do município”, disse Juliano Torquato.

 

Na tarde desta sexta-feira, 28, ocorrem os jogos de futsal na quadra do Colégio Cícero Vieira Neto e de futebol de campo na comunidade Nova Esperança. No sábado, 29, e domingo, 30, haverá disputas de atletismo na pista do Exército, além de tênis de mesa e xadrez, no Colégio Cícero Vieira.

 

Os estudantes Miqueias de Araújo Gomes e Pedro Guilherme integram a equipe de futebol mirim do Colégio Cícero Vieira Neto e disseram estar confiantes para a competição. “A gente tem uma expectativa boa. Estamos treinando há três semanas. Temos que ter confiança”, disse Miqueias, que joga na posição de pivô do time.

“Minha expectativa é que a gente conquiste a vitória. Estamos bem e nos esforçamos muito para o jogo de hoje”, disse Pedro, goleiro da equipe.

O professor de Educação Física, Eraldo Nunes Mendes, que atua no Colégio Cícero Vieira e está na coordenação dos jogos, enfatizou a importância do esporte para os alunos. “O esporte contribui para a formação dos estudantes. É uma ferramenta importante de inclusão. O esporte e a educação devem caminhar juntos”, disse Eraldo.

 

JOGOS ESCOLARES – Os Jogos Escolares de Roraima estão nas etapas classificatórias e este ano ocorre e regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras dos municípios. A fase classificatória será realizada até o dia 08 de julho.

 

O município de Uiramutã realiza a seletiva, também neste sábado, 29, e domingo, dia 30. Em São Luiz, os jogos ocorrem nos dias 27 e 28. São João da Baliza já promoveu a competição e o município de Alto Alegre realizará nos dias 01 e 02 de julho.

 

Já a fase classificatória da capital ocorrerá entre os dias 26 a 28 de julho. As escolas da capital terão até o dia 1° de julho para realizar as inscrições no IDR (localizado no Ginásio Hélio Campos) no horário das 8h às 17h30. A fase estadual final está agendada para o período que vai de 01 a 10 de agosto e as inscrições para esta etapa serão de 15 a 19 de julho.

 

Haverá disputa em 13 modalidades, sendo cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e oito individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação, karate, judô e vôlei de praia) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos).