Esporte

Fedar divulga lista dos Melhores do Ano na temporada 2019 

A Fedar (Federação dos Desportos Aquático de Roraima) divulgou a lista completa dos Melhores do Ano na temporada 2019. A relação nominal leva em conta as participações dos atletas em diversas competições que valeram pontos e classificação para a posição do ranking da entidade. 

O Melhores do Ano da Fedar é realizado com base na divulgação do ranking da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Conforme decisão em assembleia geral da Fedar, só participam atletas que disputaram provas olímpicas. Dentro desse cenário, ficam de fora todas as competições de 50 metros por estilo costa, peito e borboleta, exceto a categoria mirim que, por votação, serão apenas as provas: 50m livre, 50m costas, 50m peito e 50m costas.

De acordo com a Fedar, a nomeação dos Melhores do Ano é uma forma de valorizar e incentivar atletas e clubes a competirem durante o ano inteiro. A escolha dos atletas é baseada apenas nas provas olímpicas (exceto Mirim), petiz (11-12), infantil (13-14), juvenil (15-16), júnior (17-18-19), sênior (a partir de 20 anos) nos naipes masculinos e femininos. 

O destaque de melhor atleta do ano foi para Kalyne Greco. A atleta do clube APABV (Associação Aquática de Pais de Atletas de Boa Vista) ocupa o 1º lugar na prova de 1500 metros nado livre petiz. A APABV teve ainda Yorran Greco, eleito o melhor técnico de 2019. O melhor clube da temporada passada foi do Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis), eleito por obter o maior número de atletas na classificação por categoria, do ranking. O clube levou ainda as duas posições destinadas aos destaques de atletas em maratonas aquáticas. Kamilli Carvalho (Sindpol) e Flávio Monteiro (sindpol) foram os melhores nesta categoria.

Foto: Arte-FolhaBV

ATLETA REVELAÇÃO – Um dos prêmios que mostra a evolução da natação roraimense é o de revelação. No último sábado (18) ocorreu a Assembleia Geral Ordinária, a qual definiu Erik Rabelo como atleta Revelação no ano.

Ele contou que esperava ser indicado, mas foi cauteloso, já que outros atletas também brilharam no ano.

“Era esperado pelos resultados, mas como tem adversários, tem competidores contra você, sempre tem aquela chance de não. Era esperado sim, foi um ano muito bom, apesar de no final o rendimento ter caído um pouco, mas espero ter o dobro de melhor para 2020. Foram 33 recordes, no total, aqui no Estado, tanto de categorias de Jogos Escolares quanto absoluto, e também de revezamento; e Norte/Nordeste, que fui bicampeão nas provas do 100 e 200 borboleta”, contou.

DESTAQUES 2019 – Resultado conforme ranking Nacional da CBDA em piscina de 50 metros. 

MIRIM

42ª 50m Borboleta– Jorge Gomes –Observação

28º 50m Costas – Fernanda Santos – SestSenat

PETIZ

1º 1500m Livre Kayline Greco – Apabv

2º – 200m Borboleta – Pedro Henrique Medrado – Aq. Marinho

INFANTIL

28º 1500m Livre – Emily Rabelo – Sinpol

7º 100m Borboleta – Bremner Vicente Eguez – Sinpol

JUVENIL

55 – 200m Peito Thayna Gomes – Apabv

23º – 200m Borboleta – Erik Rabelo – Sinpol

JUNIOR

23º 1500m Livre – Kaylane Greco – Apabv

34 º 400m Medley – Alvaro Lucas Barbosa – Sinpol

SÊNIOR

16º – 400m Medley – Flávia Cantanhede – Aq. Marinho

31º – 200m Peito – Mateus Antony – Aq. Marinho