Esporte

Federação Roraimense se posiciona quanto a retomada do Estadual

O Campeonato Roraimense 2020 foi suspenso em março

A FRF (Federação Roraimense de Futebol) se pronunciou com relação a uma possível retomada do Campeonato Roraimense 2020. Em entrevista exclusiva, o presidente da entidade Zeca Xaud deu um parecer sobre o retorno das atividades.

O mandatário deixou claro que a Federação aguarda um posicionamento das autoridades sanitárias e lembrou que mesmo que quisesse, dependeria da liberação de estádios, locais que são de responsabilidade do estado e município.

“Estamos só no aguardo. Não podemos fazer nada. Estamos esperando as coisas melhorarem, um posicionamento do governo, da prefeitura, da liberação. O campo é deles. Enquanto isso não podemos falar nada”, disse.

Vale lembrar que o primeiro turno do estadual foi suspenso em março em decorrência da pandemia do Coronavírus. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) segue cautelosa e com estudo para uma possível retomada do futebol em território nacional.

Xaud afirmou que o retorno do Campeonato Roraimense será feito levando em conta todos os cuidados com relação ao Coronavírus, e que com um “alívio” da pandemia, a decisão da continuidade ou não da disputa dependerá dos clubes participantes.

“Depois que as coisas melhorarem, vamos nos reunir com o Conselho Arbitral, com os representantes dos clubes e eles que irão decidir se querem ou não continuar. Antes disso, a gente espera uma resposta das autoridades. Por enquanto é só aguardar”, explicou.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, relevou em uma entrevista ao SporTV que a entidade foi procurada por Federações com objetivo de cancelar seus campeonatos, mas segundo ele a própria CBF segue em contato firme com suas filiadas. Ele deixou claro que essa decisão é de cada Federação, mas recomendou que os estaduais tenham continuidade assim que o futebol retornar. A preocupação leva em conta que o cancelamento dos estaduais afetaria em cheio os critérios de classificação para o Campeonato Brasileiro Série D.

O Campeonato Roraimense 2020 é disputado por cinco clubes: São Raimundo, Baré, Atlético Roraima, Rio Negro e GAS (Grêmio Atlético Sampaio). A suspensão ocorreu na quarta rodada do primeiro turno e restavam ainda a quinta e última rodada, a final e todo um segundo turno pela frente. Apenas o GAS estava garantido na decisão por ter cumprido todos os quatro compromissos da primeira parte do torneio.

CLASSIFICAÇÃO – Até a suspensão, a disputa do 1º turno era liderada pelo GAS com 10 pontos seguido do São Raimundo com 4. Rio Negro e Atlético Roraima aparecem com 3 pontos cada na terceira e quarta colocação, respectivamente. O Baré figura na quinta e última posição sem nenhum ponto.