Esporte

Federação anuncia quatro competições de jiu-jitsu na temporada 

A Federação Roraimense de Jiu-Jitsu Profissional (FRJJPro), criada em 2016 em parceria com a KOF (King Of Fight), empresa de promoção de eventos, anunciou a realização de quatro competições para a temporada de lutas deste ano. 

Embora ainda sem locais definidos, pelo calendário divulgado a primeira competição está marcada para acontecer em 19 de abril. Será a 4ª edição da American Cup BJJ Pro, que será disputada do Pré-Mirim ao Máster 4, masculino e feminino, em todas as graduações. Os Absolutos vão receber premiação em dinheiro e o Cinturão. 

“Serão 14 cinturões nas disputas de campeões do Absolto, mas premiação em dinheiro, mais kits suplementares e outros brindes que oferecemos nas competições”, afirmou.

Além desta competição, o calendário aponta que dia 26 de julho acontece o Boa Vista Pro Internacional BJJ. Dia 29 de novembro será realizado o Roraiam Grand Slan Pro BJJ. E haverá ainda o Prêmio KOF de Jiu-jitsu Pro em data a definir. 

Segundo Fafá Pereira, atleta faixa preta 2°Grau de Jiu-jitsu, campeã Mundial IBJJF, campeã Europeia IBJJFe campeã Panamerica IBJJF, disse que a FRJJPro é uma federação profissional, voltada para valorizar os trabalhos dos atletas, dos professores e das academias.

Ela disse que no ano passado, devido a enfrentar alguns problemas, a Federação só pode promover poucos eventos, sendo apenas um oficial, o Roraima Grand Slan. “Conseguimos realizar alguns eventos em parceria com entidades públicas e privadas, a exemplo da Fetec e do Vavá, e apoiando eventos na Vila Olímpica”, disse. 

Para este ano a intenção é voltar a promover as competições do calendário da federação.

“Houve muitos pedidos, tanto dos atletas daqui como de Manaus, que sempre vêm em massa para nossos eventos e resolvemos encarar o desafio de promover estas quatro competições em datas que não interfiram nas competições da outra federação, vamos trabalhar em conjunto pelo crescimento do Jiu-jitsu em Roraima. Entendemos que quanto mais competições houver, melhor será para os atletas que moram tão longe dos grandes centros e é tão difícil conseguir patrocínio para sair do Estado e competir lá fora, estas competições que vamos promover vão estimular nossos atletas a continuar treinando e focando mais no esporte”, disse.

Fafá citou ainda que a FRJJPro é a única no Estado que oferece Cinturão nas disputas de Absoluto.

“Fomos a primeira federação a premiar os atletas da Absoluto com dinheiro, valorizando o esforço do atleta”, disse. “Isso partiu da visão de que entendemos que o atleta tem custos para se preparar e precisa se manter com suplementação alimentar, gastos com academia, pagamento de inscrições nas competições, comprar o kimono, entre outras despesas. Por isso resolvemos premiar também com dinheiro para o atleta ter um pouco de retorno”, afirmou. “Infelizmente ainda não temos condições de pagar um valor maior, e que é merecido, mas dentro das nossas possibilidade e realidade oferecemos o que podemos e assim estamos estimulando as outras federações a fazerem o mesmo”, complementou. (R.R)