Esporte

Festival Paralímpico 2019 será realizado hoje em Boa Vista

Mais de 150 crianças com ou sem deficiência estarão reunidas no evento para participar de atividades pedagógicas, físicas e esportivas

O paradesporto estará em festa em todo o país e por aqui não seria diferente. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) irá realizar o Festival Paralímpico 2019 em Boa Vista. O evento ocorrerá durante a manha deste sábado no Ginásio do Campus de Excelência Aplicado a Educação, localizado na Rua Nazaré Filgueiras, bairro Silvio Botelho. As atividades começam a partir das 8h30 e seguem até ao meio dia. 

De acordo com a organização, mais de 150 crianças com ou sem deficiência estarão reunidas em atividades pedagógicas, físicas e esportivas, adaptadas, de forma recreativa sob a orientação de professores e acadêmicos.As modalidades desenvolvidas serão: Goalball, Voleibol Sentado e Bocha Paralímpica. 

“Serão atendidas crianças de 10 a 18 anos que estejam regularmente matriculadas na rede pública ou particular de ensino. As atividades serão desenvolvidas com a participação de outros três docentes e 30 acadêmicos de Educação Física”, explicou o coordenador do Festival o professor Dr. Vinícius Denardin Cardoso. 

“Esperamos promover a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência, seja física, intelectual, visual ou auditiva, nas atividades esportivas. Pretendemos, ainda, demonstrar aos professores de Educação Física das escolas que é possível incluir seus alunos com deficiência em suas aulas, com materiais adaptados de baixo custo e de fácil confecção”, acrescentou.

O Festival Paralímpico 2019 será realizado simultaneamente em 69 cidades brasileiras e irá atender mais de 10 mil crianças e adolescentes. A programação faz parte das celebrações pelo Dia Nacional do Atleta Paralímpico e foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012.