Esporte

Flávia Cantanhede faz treinamento em casa há dois meses

“Executamos os treinos com o que temos de básico em casa mesmo, os tapetes, elásticos, cabos de vassoura, garrafas e o próprio corpo”, declarou

Desde a paralisação dos eventos esportivos em decorrência da pandemia do coronavírus ainda em março, atletas tem procurado alternativas de treino. A nadadora Flávia Cantanhede é um destes exemplos. A atleta da Aquática Marinho tem realizado treinamento em casa há dois meses, desde 18 de março.

Flávia tem duas treinadoras: Kamyla Brasil e Teca Marinho. Nestes tempos de distanciamento social, em casa, a atleta tem usado o que tem para minimizar a perda de ritmo. Ela recebe exercícios de um dos parceiros do clube.

“Nós [Aquática Marinho] temos um parceiro, o Galpão do Moisés. Desde o início do período de isolamento, recebemos os treinos enviados pelo Moisés. Assim, executamos os treinos com o que temos de básico em casa mesmo, os tapetes, elásticos, cabos de vassoura, garrafas e o próprio corpo”, explicou. 

Com treinos feitos em sua residência, ela admite não tem sido fácil manter o ritmo porque ter a piscina é de fundamental importância.“É complicado, porque a piscina é essencial pra nós, e não há nada que a substitua.

A essência dos treinamentos em casa consiste em mantermos nossos corpos e mentes ativos durante esse período, para que as perdas do condicionamento, que são inevitáveis, sejam mínimas”, contou.

Apesar das dificuldades, Flávia tenta levar a rotina dos dias antes da chegada da pandemia.“Eu, por exemplo, tento seguir a rotina habitual. Faço os treinos no mesmo horário em que seriam meus treinos, organizo as refeições e o descanso de acordo com o que faria em tempos normais. Tudo pra tentar minimizar a perda do ritmo”, afirmou.

“Às vezes, pra ajudar na motivação, fazemos videochamada com os companheiros de treino. Porque é um desafio diário para não perder o foco e a determinação”, completou.

Kamyla Brasil, uma de suas treinadoras, contou que outros atletas da Aquática Marinho também tem feito treino em casa. 

Flávia Cantanhede é um dos grandes nomes da natação roraimense. A atleta de 26 anos carrega consigo importantes títulos nas piscinas e disputas em maratonas aquáticas. 

Principais Títulos: