Esporte

Fuer realiza competição de karatê virtual neste sábado 

Competição regional contará com atletas da Conferência Norte

A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) e a Federação Roraimense de Karatê (FRK) promovem neste sábado (30) uma competição universitária regional de kata, de forma virtual. A disputa será apenas nos katas básicos, aceitos pela Federação Mundial de Karatê (WKF) e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). O evento terá início às 9h (hora de Boa Vista).

A CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitários) enviará os certificados de participação aos atletas e medalhas por meio dos correios. Vale ressaltar que no kata não existe contato físico e sim uma apresentação.

Participam atletas da Conferência Norte dos Jubs (Jogos Universitários Brasileiros): Roraima, Amazonas, Amapá, Rondônia e Maranhão. Vale lembrar que o estado Maranhão também está incluso na Conferência Norte seguindo a ordem de divisão da entidades pelo país.

Ao todo, 15 atletas estarão na competição: oito mulheres e nove homens. A disputa feminina contará com participação de 4 roraimenses, 2 amazonenses, 1 rondoniense e 1 maranhense. No masculino a competição terá presença de 2 atletas de Roraima, 3 do Amazonas, 1 do Amapá e 3 do Maranhão. 

A competição será realizada a partir de um grupo no WhatsApp, com todos os inscritos e as disputas serão eliminatórias. Assim, a cada rodada, somente os atletas com as maiores notas seguem na disputa. Os critérios de avaliação seguirão as regras da WKF e da CBK.

Segundo a presidente da Fuer, Elaine Morelatto, a ideia se expandiu e ganhou o apoio e a parceria da Federação Universitária do Ceará de Esportes (Fuce), que propôs uma final entre os campeões do Norte e do Nordeste.

KATA – É uma modalidade da prática de karatê do estilo Shotokan. O Kata Shotokan é uma simulação de luta na qual o atleta executa movimentos de defesa e ataque com o objetivo de colocar em prática os exercícios executados no treino. Os katas precisam ser realizados com precisão, demonstrando os aspectos de força, velocidade, impacto e técnica.

FUTUROS EVENTOS – De acordo com Elaine Morelatto, mais eventos virtuais devem acontecer em junho. 

“Vamos fazer mais dois eventos. Um evento de Pomse que é o kata do Taekondow. Fui procurada pelo presidente da comissão de arbitragem brasileira e sul-americana de Taekondow, Marcelo Resende, um paulista que viajou comigo para Coreia, no Mundial Universitário. E também um Campeonato de Lance Livre para o Basquete. Estamos definindo regras. Começamos ontem [28/05] nosso brainstorming [tempestade de ideias] e vamos no mês de junho lançar estes dois eventos”, declarou.