Esporte

GAS vive expectativa do retorno do Estadual

Leão Dourado é o único clube classificado para a final do 1º turno do Campeonato Roraimense

Não existe uma data precisa para a retomada do futebol em território brasileiro. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a América do Sul virou o epicentro da pandemia do Coronavírus e por isso as atividades esportivas seguem suspensas. Um dos clubes roraimenses que vive a expectativa do retorno é o GAS (Grêmio Atlético Sampaio). O Leão Dourado vivia sua melhor fase e era o único finalista do 1º turno do Campeonato Roraimense de Futebol Profissional.

Diferente das outras equipes, o GAS cumpriu seu compromisso de quatro jogos e garantiu vaga na decisão. Vale lembrar que cinco clubes disputaram o Estadual: São Raimundo, Baré, Atlético Roraima, Rio Negro e o GAS. O regulamento previa que todos se enfrentassem entre si. Com a suspensão do Estadual em março, restaram ainda a quinta e última rodada, a final do 1º turno e todo o 2º turno pela frente.

De acordo com Borges Neto, diretor do clube, os atletas seguem na expectativa e assim que as autoridades derem aval positivo, os jogadores estarão de volta aos treinos. “Os jogadores estão na casa deles, mas com a expectativa do campeonato voltar. A gente tem um grupo de WhatsApp e todos estão em unanimidade que se o campeonato voltar irão vir concluir”, disse.

Borges repassou informações sobre a situação contratual dos atletas e confirmou que a comissão técnica será a mesma que tem Marcos Pitter como treinador.“Os contratos estão vencendo, outros já venceram. A gente vai ver se a CBF ou a Federação vão isentar caso tenhamos que fazer novos contratos. Temos que esperar primeiro as autoridades, no caso a prefeitura e o governo pra decidir o melhor momento para liberar os estádios. Liberando os estádios aí a gente vai sentar e conversar, trazer os atletas de volta, inclusive nosso alojamento ainda está montado, estamos em contato constante com os atletas e na expectativa para que essa pandemia passe para ter o retorno do campeonato”, afirmou.

Em quatro jogos, o Leão marcou 10 pontos, venceu três jogos e empatou um. O time comandado por Marcos Pitter estreou com vitória sobre o Baré por 4×1, empatou com São Raimundo em 2×2, derrotou o Rio Negro por 2×1 e venceu o Atlético Roraima por 3×0. 

O Campeonato Roraimense de Futebol Profissional foi suspenso em março. Houve a tentativa de encerrar o primeiro turno, mas a CBF interviu. Assim, o estadual em Roraima foi o último a paralisar em território nacional.

O presidente da FRF (Federação Roraimense de Futebol) se manifestou na semana passada. Ele afirmou que aguarda a posição das autoridades e espera um aval positivo para liberação da prática esportiva e principalmente dos estádios. Em entrevista à Folha, ele confirmou que assim que tiver aval positivo fará uma reunião com o Conselho Arbitral e os clubes para decisão da continuidade ou cancelamento do campeonato.