Esporte

Hexacampeão roraimense Kayro Barbosa busca pódio no Sul-Americano Kids

Atleta de 12 anos de idade representa academia The Zenith Real Leal de Boa Vista. Mãe revela "entrou para se socializar"

Vem aí uma das promessas da arte suave macuxi, Kayro San Rodrigues Barbosa de 12 anos de idade já é detentor de mais de 50 títulos, o moleque é “fome” por vitórias. Ele é faixa laranja com branco da categoria leve, representante de Roraima e da Zenith North Team Leal, de Boa Vista. Treinado por Milson Leal, o garoto é um dos que embarcam para o Sul-Americano Kids 2022, que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto, na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.

A competição é de organização da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e tem dez nomes inscritos na categoria do lutador macuxi. O certame reunirá os melhores atletas kids do país.

Rotina do moleque

Nascido em Boa Vista, o garoto Kayro San Rodrigues Barbosa se supera diariamente para prosseguir sonhando no esporte e tem ambição continental. Ele concilia os treinamentos com o 7° ano do ensino fundamental, na escola Estadual Fernando Granjeiro, na capital. Nasceu e seu criou no Jardim Floresta. Em busca do sonho encara cinco horas de treinos diários, de segunda a sexta rolando nos tatames.

“Gosto muito do jiu-jítsu. O meu sonho ir representar o estado de Roraima fora do Brasil e ir estudar e treinar fora do Brasil no futuro”, almejou Kayro.

Mãe de Kayro, a auxiliar administrativa Gracilana Rodrigues da Silva conta como foi início da trajetória do garoto, que entrou no esporte aos cinco anos de idade, como ferramenta de inclusão.

“Ele entrou mais para descarregar energia e trabalhar o comportamento disciplinar, era pequeno e logo de cara já funcionou. Muito bom esse esporte (jiu-jítsu) traz disciplina, educação, respeito e acalma muito as crianças agitadas, trabalham muito a mente. Ele leva muito a sério o esporte”, disse dona Graciliana.

Principais títulos

Hexacampeão roraimense
Bicampeão brasileiro (SP)
Bicampeão amazonense (AM)
Bicampeão Copa Osvaldo Alves (AM)
Campeão do cinturão Manacapuru (AM)
2x nomeado melhor do ano no ranking estadual
1x nomeado melhor no ranking amazonense.

Por João Paulo Oliveira