Esporte

Igo Brasil e Aurélio Toaldo disputam prova do Ironman em SC 

Os dois atletas foram os primeiros roraimenses a participarem da prova, Igo Brasil em 2017 na Argentina e Aurélio Toaldo no ano passado em Florianópolis-SC.

Um desafio e tanto! É assim que Igo Brasil e Aurélio Toaldo irão encarar o Ironman edição Florianópolis-SC neste domingo, 26. Os dois atletas irão encarar a prova de triathlon que terá o percurso padrão de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. 

Essa será a segunda vez que os dois competem. Igo Brasil que atualmente é presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), foi o primeiro atleta do Estado a encarar este desafio e concluir a prova. Sua primeira participação foi em 2017 em Mar del Plata na Argentina. Em 2018, foi a vez de Aurélio Toaldo ser o segundo roraimense a completar o percurso. Gestor do TCU (Tribunal de Contas da União), no ano passado Toaldo participou da mesma prova que os dois irão disputar este ano em Florianópolis-SC. 

Igo conta que foram mais de seis meses de preparação para este Ironman, sendo que o atleta já pratica a modalidade há 2 anos e seis meses.  

“Na verdade uma prova da dimensão do Ironman (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida ininterruptos) requer uma preparação específica, com planejamento de vários meses. Sobretudo para servidores públicos em função de gestão, como é o nosso caso, um Presidente do DETRAN e o outro Chefe do TCU. Decidimos fazer a prova em julho de 2018, nosso treino é específico”, contou.

“Eu faço assessoria com o mesmo treinador que me preparou para a primeira prova, o Paulinho, da Sprint assessoria, de Santa Catarina. O Aurélio também faz assessoria a distância, com o Tiago Vinhal de Minas Gerais. Apesar de serem instruções diferentes sempre planejamos a semana para treinarmos juntos, pois os treinos são longos e a companhia motiva”, completou.

Preparação

A preparação foi feita ao lado de Aurélio Toaldo e de outros amigos, paralelamente a profissão. Em razão dos dois atletas exercerem função publica, eles fizeram todo seu cronograma de treinamento de acordo com seus horários pela parte da manhã, noite e finais de semana com o descanso chamado de ‘Dia Off’ apenas nas segundas-feiras. Os treinos ocorreram com pelo menos dois treinos ao dia: ciclismo pela manhã por volta das 5h e natação à noite ao fim de seus expedientes de trabalho.

“Acredito que para trabalharmos bem temos que manter o equilíbrio com a saúde física e a saúde mental. E o triathlon oferece essa oportunidade de se aliar esportes que tem contato com a natureza e a rotina social, sem a obrigatoriedade de fazer uma única modalidade diariamente! Agradecemos o espaço da imprensa e apoio das nossas famílias e amigos que além de nos incentivar, toleram as nossas faltas nos eventos sociais quando temos algum treino importante”, relatou. 

Prova

Neste domingo, 26, os dois irão encarar esse super desafio na capital catarinense. Serão no total mais de 225,8 de Km total de prova que pode durar até 17h sendo que pode ser concluída em 8h30 (média) por profissionais 12h (média) por amadores.