Esporte

Independente vence Constelação e larga na frente pelo título

Triunfo alviverde sobre os constelares coloca o clube a uma vitória de erguer o seu primeiro troféu de campeão Estadual Sub-20

A decisão do Campeonato Roraimense de Futsal Sub-20 começou nesta sexta-feira, 13, e quem largou na frente foi o Independente/Faceten. O alviverde venceu o Constelação por 4 a 0 e está a uma vitória da conquista de seu primeiro título Estadual da categoria. O duelo ocorreu na noite de ontem no Ginásio Senador Hélio Campos. 

O Independente não só abriu vantagem na briga pelo primeiro título como deu fim a invencibilidade do Constelação no campeonato. 

O duelo começou bastante equilibrado, tanto que o primeiro tempo passou em branco, mas quem trabalhou mesmo foram os goleiros Marcos do alviverde e João Lima do Constelação. Destaque para o goleiro constelar que foi bastante exigido e fez boas defesas evitando quatro jogadas com chances claras de gols criadas pelo Independente. 

As Jogadas criadas pelos jogadores de ambos os lados não surtiram efeito em gols na primeira etapa. Os técnicos Olano Matos do Constelação e Daiana Lima do Independente alternavam seus quartetos, mas parecia que o dia era dos arqueiros.

                                                Título é decido nas finais melhor de três (Foto: Bennison de Santana / Folha BV)

Se o arqueiro constelar brilhou no primeiro tempo, o mesmo não aconteceu no segundo. A aposta no contra-ataque deu certo para Independente que abriu o placar usando esta tática. Matheus ficou cara a cara com o goleiro  João Lima que nada pode fazer. O camisa 15 mandou pro fundo das redes e correu pro abraço, 1 a 0 para o Independente.

Dois minutos depois foi a vez dês Antony deixar o seu. O capitão fez o segundo gol do jogo e abriu vantagem para equipe alviverde. Restando 3 minutos para o apito final, Iranildo fez o terceiro com assistência de Antony e um minuto depois Sanderson fechou a conta, 4 a 0. 

Com a vitória, o Independente/Faceten chega aos seus três pontos nas finais melhor de três, enquanto o Constelação perdeu sua invencibilidade e permanece com um ponto de bonificação pela melhor campanha. De acordo com o regulamento, é declarado campeão a equipe que somar cinco pontos ou mais. Neste caso, o Constelação precisa vencer para provocar a terceira partida, enquanto o Independente conquista seu primeiro título Estadual da categoria se sair com o triunfo. 

A próxima partida das finais ocorre na terça-feira (17) e caso haja necessidade de um terceiro jogo, a previsão é que ocorra no dia 20, ambos no Ginásio Hélio Campos. O campeão representa o Estado na Taça Brasil Sub-20 do ano que vem. 

                                      Alviverdes e constelares voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (Foto: Bennison de Santana/Folha BV) 

Resenha pós-jogo 

No fim da partida, Olano Matos lamentou a derrota e destacou o péssimo resultado a ausência de seus atletas nos treinos. 

“A falta do interesse dos nossos atletas, eles acharem já ganharam e não tem comparecido nos nossos treinos. Avisamos que ia acontecer e aconteceu. Espero que eles aprendam com isso. A equipe do Independente está de parabéns pelo resultado e seriedade com que encarou esse jogo”, declarou. 

Ele aproveitou pra dar uma cutucada no adversário. 

“O time do Independente nunca ganhou [título], a gente vê pela vontade deles, mas nossa equipe foi alertada. Espero que com a derrota eles [jogadores] possam sentir e dar a volta por cima, que é o que a gente espera”, acrescentou. 

Apesar da boa atuação, o goleiro João Lima não evitou a derrota de sua equipe.

“Faltou mais atenção no jogo. Infelizmente eles vieram no segundo tempo e fizeram quatro e agora é vir pro segundo jogo é reverter essa situação”, disse o arqueiro constelar. 

Daiana Lima comemorou bastante o triunfo e se mostrou confiante para conquista do título. Ela falou da postura do seu time em quadra que resultou em vitória. 

“Trabalhamos para diminuir essa vantagem [ponto de bonificação] do adversário. A gente encaixou nosso estilo de jogo e deu certo. Como falei antes, a gente vinha de lesões e com desfalques e hoje nossa equipe esteve completa e o resultado foi a nosso favor”, disse. 

Capitão da equipe, autor de um gol e uma assistência, Antony celebrou o triunfo alviverde. 

“Primeiramente agradecer a Deus e segundo a nossa equipe que está focada. Nosso objetivo é ser campeão e que seria um feito inédito, já que não temos esse título no Sub-20. A gente sabia que seria um jogo difícil, mas sobressaiu a superação. Todo mundo ali tem espírito de guerreiro, de lutar pelo jogo e pela vitória foi o que aconteceu”, concluiu.