Esporte

Inscrições abertas para Brincando nas Férias 2019

As férias escolares estão chegando e com isso a preocupação do que oferecer de lazer para as crianças aumenta. O Sesc tem a solução: as inscrições para o Brincando nas Férias 2019 estão abertas – até o dia 27 de junho, e podem ser feitas na academia Sesc, localizada no bairro Mecejana.

Com uma programação diferenciada, neste ano o projeto terá duas turmas: a primeira do dia 1° a 5 de Julho, e a segunda entre os dias 8 e 12. O objetivo é atender cerca de 200 pessoas durante este período, e os participantes poderão participar de diversas atividades como musicalização, dinâmicas recreativas, aquáticas, artísticas, contação de histórias, jogos cooperativos e muita diversão garantida.

Os valores variam de R$95 a R$175, o pacote inclui alimentação, passeios e atividades. Tudo será supervisionado por uma equipe de cerca de 50 profissionais, contando com professores, brigadistas e técnicos em enfermagem.

A novidade deste ano será a visita ao mini zoológico do Exército, localizado no 7° Batalhão de Boa Vista. No local, as crianças poderão ter contato com a natureza e com os animais, como macacos, jabutis, aves diversas e a atração do local, as onças pintadas. Pais ou responsáveis que tiverem interesse em realizar a inscrição, devem procurar a academia Sesc, localizada no bairro Mecejana. Para mais informações: 3624-9858, ou pelo WhatsApp 98403-4764.

Aula de Taekwondo gratuita atende crianças carentes

Um projeto social de Taekwondo, criado em parceria pelo Instituto Fecomércio e o Sesc/RR, atende crianças em situação de vulnerabilidade que moram na zona oeste de Boa Vista.

Atualmente já são 35 alunos matriculados, com idade mínima de 12 anos. Para a gerente de Programas Sociais do Sesc/RR, Lisiane Lazzaroto, o projeto foi implantado para levar esporte para aquelas crianças que não têm condições de pagar as aulas em uma academia. “Os nossos serviços vão além dos muros das instituições do Sistema Fecomércio. Esse projeto foi criado para atender as crianças em situação de vulnerabilidade social e é um projeto que está dando muito certo, com resultados que já mostram mudança de comportamento das crianças e o envolvimento da família”, destacou Lisiane.

As aulas são totalmente gratuitas e ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h. Segundo o Presidente do SistemaFecomércio-RR, Ademir dos Santos, “esse é o papel social do Sistema Fecomércio. Devemos atender também aquela parcela da população que não têm condiçõesde pagar por serviços e esportes importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes”.

O professor Paulo Júnior de Oliveira Serra, que ministra as aulas de Taekwondo, afirma que, “para as crianças o Taekwondo é ideal para desenvolver disciplina. Muitos pensam que é um esporte violento, mas pelo contrário é um esporte que precisa de respeito e disciplina”.

As aulas ocorrem na academia do Instituto Fecomércio, que funciona na rua José Félix Correia, nº 285, no bairro Operário. Socorro Corrêa, Superintendente do IFPD, diz que o projeto desenvolvido em parceria com o Sesc “é uma forma de levar esporte para as crianças que moram nessa região de Boa Vista e é importante mostrar para os moradores que o Instituto Fecomércio também está na zona oeste de Boa vista e que possui atendimento odontológico, academia e uma creche, que atende o comerciário e também a população em geral”.  

A história da Taekwondo  

 

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

 

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.

 

Em 1970, o taekwondo chegou ao Brasil por meio do mestre Sang Min Cho.

 

O Taekwondo é uma arte bem popular no Brasil, pois possui fatores tanto esportivos quanto recreativos que ajudam no conhecimento do corpo, os pontos fortes e a capacidade física. Além de desenvolver o autocontrole, diminuindo o estresse, sempre usando a ética e aliando a defesa pessoal.