Joan Penaloza de RR vence duas provas em etapa de Porto de Alegre - Folha de Boa Vista
NATAÇÃO
Joan Penaloza de RR vence duas provas em etapa de Porto de Alegre
Atleta é considerado um dos atuais ícones do esporte local. Lidera somatória e confirma favoritismo nacional
Por Folha Web
Em 27/10/2021 às 13:00
Joan Penaloza lidera somatória geral do Brasileiro de Maratonas Aquáticas. (Foto: Divulgação)

O colombiano é radicado em Roraima, Joan Penaloza, 11, atleta da equipe da Sinpol-RR, venceu duas provas da 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. No sábado (23) venceu a prova de 10 km e no domingo (24) faturou mais um pódio no percurso de 5 km. A competição nacional ocorreu praia da Ilha do Pavão, em Porto Alegre-RS.

No primeiro dia de prova, foi a sexta vez este ano que o nadador de Roraima foi campeão, ele conseguiu subir ao pódio em todas as etapas da competição nacional. Com o resultado, a equipe do Sinpol-RR, formada por Joan Penaloza e João Toti, totalizaram 59 pontos e garantindo o vice-campeonato no Brasileiro na categoria Infantil 2 na prova de 10 km. 

O Sinpol-RR lidera o ranking o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas na categoria infantil 2 no percurso de 10 km com 579 pontos. Seguidos do clube Aventureiros do Mar-RJ, com 444 pontos e Clube Esperia-SP, com 342 pontos.

Na prova de 10 km, Penaloza para garantir o título, cravou o tempo de 2h08’21”. Seu companheiro de equipe, João Toti terminou o percurso na quarta colocação com o tempo de 2h31’47”.

No segundo dia prova, realizado no dia 24 de outubro, Joan Penaloza subiu ao pódio pela sétima vez no Campeonato Brasileiro ao vencer a prova de 5 km com o tempo 1h03’30”. João Toti, também do clube Sinpol-RR chegou na sexta posição e terminou o percurso com o tempo de 1h14’03”. Por equipe, o clube roraimense ficou em terceiro lugar na etapa.

Com o resultado, a equipe Sinpol-RR formada por Joan Penaloza, Joao Toti e Kamilli Carvalho somou mais 47 pontos e lidera o ranking nacional com 626 pontos, seguidos da equipe Aventureiros do Mar-RJ com 467 e Clube Esperia-SP com 402 pontos.

De acordo com Joan Penaloza, a vitória para ele só mostra que as coisas estão sendo bem feitas, o treinamento adequado, descanso e principalmente a alimentação adequada.

“Isso significa na minha carreira que cada vez mais vamos subindo o escalão. No começo do ano quando saiu o calendário, falei para o meu pai, “vou ser campeão infantil 2 na temporada 2021”. Então ele falou, “vamos trabalhar para isso que eu sei que você consegue”. Meu treinador, minha família acreditaram em mim e eu mesmo acreditei em mim e estou trabalhando para isso. Sobre minha parte psicológica, eu não penso em nada um dia antes da prova, porque se não, não consigo descansar bem. Então quando acordo e vejo meus adversários, quando vou chego no local da prova e começo a montar minha estratégia”, comentou.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
3
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!