Esporte

Joan de RR vence 1° prova da 5° Etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Atleta da Sinpol-RR nada na categoria infantil 2, despachou competidor do Flamengo (RJ) e lidera certame nacional

O nadador roraimense Joan Penaloza, 11, conquistou a medalha de ouro da 1° prova de 10km, da 5° Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2021. Venceu na categoria infantil2, no naipe masculino, em São Bernardo do Campo (SP), ocorrida na manhã deste sábado (2), na represa Billings, conhecida pelas águas geladas e região de forte nevoeiro.

Vice-campeão da primeira prova foi João Pedro Silva, da equipe Aventureiros do Mar (SP). Em terceiro colocado chegou na reta final o nadador rubro-negro Pedro Henrique Claussen Aguiar. Pelo Flamengo (RJ) é o vice-líder no individual, na somatória total de todas as cinco etapas. O roraimense João Totti fechou em 6° lugar no mesma prova, com tempo de 2h29’38”.

Na disputa por equipes a agremiação macuxi Sinpol-RR ficou na 1° colocação, com 55 pontos. À frente da equipe Associação Atlética da Bahia (BA), com 34 pontos. Na manhã deste domingo (3) ocorre a segunda prova, com percurso menor de 5km.

“Estou muito feliz pelo meu resultado da primeira prova. Na segunda prova a expectativa é a mesma, de nadar forte e estar concentrado para tentar mais um 1º lugar”, disse Joan Penaloza.

O percurso poligonal contavam com 4 bóias de contorno obrigatório e 3 bóias de referência. A represa presentava-se sem ondulações, devido à ausência de vento, e a temperatura da água foi considerada fria, tendo alguns atletas desistido por hipotermia.

“Sempre muito difícil participar destas provas. Nunca sabemos a temperatura da água. As dificuldades são enormes por causa da correnteza. Nunca sabemos quando estará ao nosso favor. Com todas as separações vencer em SP é fruto de muito trabalho”, disse Joan.

Na contagem geral acumulada na categoria Infantil2 do Campeonato Brasileiro, após cinco etapas: São Luís (MA), Salvador (BA), Palmas (TO) e Brasília (DF), o Sinpol-RR lidera com 484 pontos contra 300 da equipe Aventureiros do Mar-RJ e em 3º lugar o Flamengo-RJ com 276 pontos.