Esporte

Jogador Thiago Maia recebe Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim

O jogador de futebol Thiago Maia recebeu nesta quarta-feira, 26, a Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim no grau Grande Oficial. Thiago é hoje o maior expoente do futebol roraimense, sendo o primeiro atleta do Estado a participar de uma Olimpíadas e ser medalhista de ouro na  Rio 2016. A cerimônia ocorreu no início da tarde, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

 

A Medalha é a mais alta honraria atribuída pelo Estado de Roraima e é concedida às pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras que se destacaram pelos méritos ou pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Roraima.

 

Thiago Maia leva o nome de Roraima por onde anda. Na celebração do ouro Olímpico no estádio Maracanã, Maia se ajoelhou e ergueu a bandeira do Estado. Para o jogador, receber essa homenagem do Governo de Roraima é mais um troféu na carreira.

“É um troféu diferente, porque para chegar até onde cheguei é muito difícil e ser reconhecido aonde você foi criado, onde você começou tudo é muito gratificante pra mim e pra minha família. A gente não tem que se esquecer de onde veio, eu já falava de Roraima e agora vou falar mais ainda, não para ganhar medalhas, mas porque eu sou roraimense e tenho que mostrar que em Roraima tem talentos”, afirmou o jogador.

Thiago Maia deixou uma mensagem para os meninos de Roraima que tem o sonho de driblar as dificuldades e se tornar um jogador de futebol profissional.

“A gente não pode desistir quando pega o primeiro não, porque quando você sai daqui e vai para outro Estado você sofre um pouco de preconceito, rola um pouco de ciúmes. Eu sei que às vezes o apoio não vem, mas espero que os atletas possam focar nos objetivos que vão conseguir chegar aonde sonham”, disse.

O evento contou com a presença da primeira-dama Simone Denarium, o pai do Thiago Maia, Joel Alencar, autoridades locais e alunos dos colégios estaduais militarizados Wanda David Aguiar, Maria de Lourdes Neves, Elza Breves, Luiz Ribeiro de Lima e Irmã Maria Teresa Parodi, além dos estudantes do Colégio Militar Derly Gomes Vieira Borges e da Escola Estadual Lobo D’almada.

 

THIAGO MAIA – O atleta é hoje o maior expoente do futebol roraimense. Aos 22 anos, ele é jogador do Lille, da França. Mas a sua história iniciou nas ruas do Bairro Caimbé, jogando futebol com os amigos, com balizas improvisadas com tijolos.

 

Inicialmente, foi rejeitado em um teste nas categorias de base do Corinthians. Mas aprovado no São Caetano em 2010. O talento do jovem roraimense logo chamou atenção do Santos, para onde se transferiu em 2011.

 

Foi o primeiro roraimense a jogar por um grande clube da Série A do Campeonato Brasileiro, estreando nos profissionais do clube santista em 24 de outubro de 2014.

 

Foi convocado para as Seleções Brasileiras sub-17, sub-20 e sub-23, sendo o primeiro roraimense a disputar uma Olimpíada, além de ser o primeiro a conquistar a medalha de ouro na competição.

 

Em 2017 se transferiu para o Lille da França, sendo a contratação mais cara do clube Francês.

 

Além dos méritos desportivos, Thiago Maia é um entusiasta do Estado de Roraima, sempre levando o nome do Estado, carregando a bandeira, no Brasil e no mundo. Sempre faz questão de enaltecer seu Estado e o seu povo, sendo um verdadeiro símbolo do Roraima que dá certo.

 

OUTROS ANÚNCIOS – Durante a cerimônia Antonio Denarium anunciou a retomada das obras do Estádio Canarinho com previsão de entrega para dezembro de 2019 e convidou Thiago Maia para dar o pontapé inicial no jogo de reabertura.

 

O governador anunciou também a 48ª edição dos Jogos Escolares. Esse ano a fase final será disputada no mês de agosto.