Esporte

Jogadores de fora do estado deixam Roraima 

#SEMTEMPO? Confira o resumo da matéria

Atletas de outros estados que atuaram no Campeonato Roraimense até a suspensão deixam Roraima para passar quarentena na sua cidade de origem. Estadual segue suspenso por tempo indeterminado.


O Campeonato Roraimense de Futebol Profissional foi suspenso por tempo indeterminado no dia 20 deste mês. Após esta data, os clubes tiveram que fazer um novo planejamento, entre eles a liberação dos atletas para que fiquem junto a suas famílias em seus estados de origem. 

A paralisação se deu em virtude da quarentena, uma das medidas que as autoridades de diversas esferas tomaram para evitar a propagação do Coronavírus. Até o fechamento desta reportagem, oito casos atestaram positivo para o Covid-19 em Roraima.

Com uma data incerta para o retorno, adiamento ou cancelamento do Campeonato Roraimense, os jogadores dos cinco clubes participantes começaram a deixar Boa Vista aos poucos. Restavam ainda uma rodada da fase classificatória e a final, porém, com a paralisação, clubes tiveram que tomar nova medida em sua programação inicial. 

GAS (Grêmio Atlético Sampaio), São Raimundo, Rio Negro e Baré já liberaram seus jogadores. Ambos seguem com o contrato em vigor. Entramos em contato com Marcelo Pereira, Diretor e treinador do Atlético Roraima para sabermos mais detalhes de sua equipe, porém, o dirigente não pôde entrar em detalhes já que o mesmo perdeu sua mãe recentemente e está em viagem para Santos-SP. Marcelo dará informações nos próximos dias. A Folha apurou que os jogadores seguem em Boa Vista até segunda ordem. 

O São Raimundo-RR anunciou a dispensa dos jogadores Alviazulinos e a suspensão de suas atividades no último final de semana. O Rio Negro-RR também liberou seus jogadores. Os mesmos retornaram aos seus lares no início de semana. Aos poucos os alvinegros deixam Boa Vista. GAS dispensou seus jogadores depois da suspensão do Estadual. Os atletas do Atlético Roraima por hora passarão a quarentena em solo roraimense. O Baré também liberou seus jogadores.

SUSPENSÃO DO ESTADUAL – O Campeonato Roraimense que teve início dia 07, foi suspenso no dia 20 de março, antes disso, dividiu opiniões de diversos desportistas ligados direta e indiretamente com o futebol, com a continuidade dos jogos mesmo depois do decreto do estado e município em paralisar as aulas das escolas municipais, estaduais e particulares. No dia 17 (terça-feira) ocorreu a primeira reunião entre a FRF (Federação Roraimense de Futebol) e os clubes envolvidos. A decisão foi de prosseguir com a disputa, o único clube a votar contra foi o Baré. A noite ocorreu a quarta rodada, GAS venceu o Atlético Roraima por 3×0 e na sequência ocorreu um ato inédito. O Baré foi ao Estádio Ribeirão encarar o São Raimundo, o time colorado fez todo o protocolo e protestou. Equipe entrou de luvas e máscaras e depois se retirou de campo. A partida foi suspensa. 

No dia 19, ocorreu a segunda reunião em menos de quatro dias. A decisão de suspender ou continuar a disputa ficou a cargo das agremiações. Por 4 votos a 1, a decisão foi favorável a continuidade da disputa até o fim do primeiro turno. Mais uma vez o Baré foi contra. Na sexta-feira (20), a Federação suspendeu o estadual por tempo indeterminado. A entidade acatou a ordem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que por sua vez cancelou todas as disputas de futebol em território nacional.

SITUAÇÃO – A classificação do primeiro turno da fase classificatória até a suspensão está desta forma: GAS lidera com seus 10 pontos, em segundo aparece o São Raimundo com 4, empatados com 3 pontos cada aparecem o Rio Negro e Atletico Roraima, terceiro e quarto, respectivamente. O Baré é o quinto e último sem nenhum ponto. Restam ainda as definições da partida suspensa entre Mundão e Baré, e o resultado da representação do Rio Negro, ambos irão passar pela avaliação do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva-Roraima), que por sua vez também segue paralisado. 

PARALISAÇÃO DA FEDERAÇÃO – Nesta segunda-feira (23), a Federação Roraimense de Futebol suspendeu suas atividades administrativas. “A FRF somente retornará ao seu expediente normal após as autoridades públicas competentes expedirem seus devidos atos legais, que permitam a realização de reuniões de caráter privado. Apenas documentos com máxima urgência, devem ser entregues através de ofício e encaminhados ao e-mail institucional”, diz o comunicado da entidade. O documento é assinado pelo secretário-geral Darkson Leal.

BRASILEIRÃO SÉRIE D – Uma das competições com presença roraimense até o momento é o Campeonato Brasileiro Série D. O São Raimundo (Campeão estadual em 2019) é o único confirmado na 1ª fase. O Baré (vice-campeão) está na fase preliminar e disputa uma vaga diante do Ypiranga-AP. As disputas estavam previstas para maio. A CBF deve se pronunciar sobre esta e todas as competições de sua chancela nos próximos dias.