Esporte

Maior estádio de futebol de RR é hoje Hospital de Campanha

Canarinho se tornou centro de saúde e está funcionando dentre alguns Estádios de Futebol no país como Hospital de Campanha. Local terá capacidade para 120 leitos

A pandemia do novo Coronavírus atingiu diversos setores em efeito dominó, um dos atingidos foi o esporte. Diversas competições das mais variadas modalidades foram suspensas ou adiadas e vários locais pelo Brasil e no mundo, incluindo arenas esportivas tornaram-se centros de saúde para receber pacientes infectados pelo Covid-19. Em Roraima, o maior estádio de futebol, o Flamarion Vasconcelos (Canarinho), tornou-se Hospital de Campanha desde o dia 10 deste mês para servir de retaguarda ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

Diferente de outros estádios pelo país, o Canarinho não está recebendo pacientes diagnosticados com o Coronavírus. Os casos mais graves que atestaram positivo para a doenças estão no HGR.

De acordo com a Sesau (Secretaria Estadual da Saúde), o Canarinho tem a finalidade de atuar como retaguarda para o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, com foco no atendimento de pacientes de baixa complexidade, pré e pós operatório estáveis nas mais diversas especialidades clínicas, incluindo clínica geral, ortopedia, neurologia, entre outras.

Até o fechamento desta reportagem, o local atendia 38 pacientes internados considerados estáveis. Atualmente conta 58 leitos com possibilidade de ampliação para até 120. Destes, dez leitos conta com gases medicinais e suporte de cilindro de O2. Segundo a própria Sesau, os custos para Unidade Canarinho foram estimados em R$ 15 milhões, para um período de seis meses de atendimento.   

REFORMA E INAUGURAÇÃO – Foram oito anos de reforma até a conclusão e inauguração da Obra. O Canarinho foi escolhido como subsede de Manaus para Copa do Mundo de 2014, assim, a reforma que começou em 2012 e finalizou neste ano. Mesmo sem estar 100% pronto, o estádio recebeu o jogo entre São Raimundo x Cruzeiro (2×2) pela Copa do Brasil no dia 13 de fevereiro, mas logo voltou as obras para a finalização da reforma.

Após o jogo entre Mundão e Cruzeiro, a expectativa era de que o local fosse receber as partidas do Campeonato Roraimense 2020, o que não veio acontecer visto que os últimos reparos iriam ser feitos. Com isso, os jogos do segundo turno estavam previstos para ocorrer no maior estádio de futebol do Estado de Roraima. Com as suspensões das competições, inclusive do Estadual, o Governo de Roraima anunciou que o local passaria a ser hospital de campanha para dar suporte ao HRG. Desde o dia 10 de abril o Canarinho começou suas atividades como centro de saúde.

PELO PAÍS – Atletas e clubes brasileiros também entraram na guerra contra o Coronavírus. O Athletico Paranaense disponibilizou a Arena da Baixada em Curitiba para servir de Hospital de Campanha. Assim como ele, o Estádio do Pacaembú em São Paulo também foi transformado com o mesmo fim. Em Fortaleza-CE, o estádio Presidente Vargas virou um hospital temporário com 204 leitos. Nos próximos dias, o Maracanã no Rio de Janeiro começará a receber pacientes e também servirá como Hospital de Campanha. Estes são alguns dos exemplos de arenas esportivas que tornaram-se centro de saúde na luta contra o Coronavírus no país.