Esporte

Mila Franco é contemplada com o Bolsa Atleta 2020

A boxeadora roraimense Hemilainy “Mila Franco” Moraes Franco, da Associação Roraimense Internacional de Boxe (ARIB), foi uma das contempladas no programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Boa Vista, divulgado ontem pela PMBV.

O programa é destinado a atender atletas e paratletas de deporto de alto rendimento em modalidades individuais reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para concorrer a uma vaga na Bolsa, a boxeadora enviou na sua ficha de inscrição as lutas e competições que disputou no período de 09 de setembro de 2018 a 01 de outubro de 2019, conforme exigido no Edital: Jogos Abertos do Interior, em São Paulo, realizado de 12 a 24 de novembro de 2018, onde realizou duas lutas vencendo uma e perdendo uma, ambas por pontos, ficando com a medalha de prata; Campeonato Brasileiro de Boxe, em Cuiabá-MT, de 29 de junho a 07 de julho de 2019, onde fez uma luta e perdeu por pontos em decisão dividida dos juízes; II Copa José Menezes, realizada em 24 de agosto de 2019 no Município do Cantá, onde venceu por pontos a luta contra uma boxeadora venezuelana; Evento Boxe Empreendedor, realizado em Boa Vista-RR, na Plataforma 8, em 31 de agosto de 2019, onde venceu por pontos a luta contra boxeadora venezuelana.

“A pugilista Mila Franco já está recomeçando os treinamentos onde nesta primeira fase estaremos priorizando a parte técnica do boxe, na parte física a resistência geral e também iniciaremos os exames médicos já visando a primeira luta ou competição da temporada 2020”, disse o presidente da Arib e técnico da atleta, Bráulio Gomes.

Além de Mila Franco, o boxe olímpico foi contemplado com bolsa para os atletas Andressa Marques Silva, Gabriel Araújo dos Santos e Ronald Marques Silva.

E para os técnicos Braulio Gomes da Costa, Ronaldo Silva e Adailton Azevedo dos Santos.

O Programa Bolsa Atleta de 2020 contemplou ao todo 35 atletas e 14 técnicos, sendo que seis das 30 bolsas são destinadas a paratletas. O valor da bolsa varia entre R$ 500 e R$ 800.

As modalidades contempladas neste ano foram: atletismo, boxe, judô, desporto aquático, ciclismo e ginástica rítmica, todas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O programa é coordenado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). O resultado final está disponível no site da Prefeitura de Boa Vista através do link.

Com a bolsa, os atletas podem custear despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte e outras despesas relativas ao desempenho esportivo.

“O programa é mais uma ação como apoio e incentivo aos atletas, para que possam custear despesas relacionadas aos treinamentos e competições. Desde 2014, atendemos, em média, de 30 a 40 atletas de alto rendimento por ano. Por isso, esse apoio é fundamental”, disse Reny Adonay, superintendente de Esportes da Fetec. (R.R)