Esporte

Mundão é punido e Atlético-RR fica com título Estadual

TJD-RR condenou por unanimidade o São Raimundo com perda de seis pontos e com isso o Tricolor é campeão roraimense sub-17

As últimas horas foram bastante agitadas até a decisão final de quem seria o campeão do Campeonato Roraimense Sub-17. Nesta quinta-feira, 18, o TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva de Roraima) puniu o São Raimundo com perda de seis pontos e com isso o título ficou com o Atlético Roraima. O resultado no tribunal saiu quatro dias após a realização da final entre Tricolor x Mundão, campeões do primeiro e segundo turno, respectivamente.

A punição se deu devido a escalação irregular de dois jogadores do São Raimundo no returno da competição. Hendrison Kauã Teixeira dos Santos e Cícero Cruz da Silva foram relacionados nas partidas contra Náutico e Atlético Roraima pela segunda e terceira rodada do returno,  após o dia 6 de julho, prazo para publicação dos nomes dos atletas no BID (Boletim Informativo Diário), tendo, portanto, violado o artigo 6º da competição que limita o prazo para regularização dos atletas e consequentemente o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que trata da inclusão irregular de atletas.

A condenação foi por unanimidade em primeira instância e o São Raimundo ainda pode recorrer no pleno do TJD-RR ou em instâncias superiores.

Presidente do Mundão, Sérgio Carangueijo estuda se vai recorrer ao resultado.

“Estou vendo com o advogado do Rio [de Janeiro], pra entrar pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), não pelo o resultado do julgamento aqui, mas pelo nosso direito de disputar a Copa do Brasil que o regulamento específico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dá direito ao São Raimundo e a Federação quer extrapolar. Estou vendo porque não é barato entrar e nosso clube não tem condições financeiras de fazer isso, mas estou verificando. Não pelo resultado do julgamento, que pelo resultado do julgamento por aqui não vai dar em nada”, disse o mandatário.

Antes do início da competição, um termo foi assinado entre os quatro participantes antes do início da Estadual em acordo que o campeão da competição seria o representante de Roraima na Copa do Brasil da categoria.

O título fica com o Atlético Roraima obedecendo o regulamento do Campeonato Roraimense que coroa como campeão o clube que vencer os dois turnos ou o vencedor do confronto entre os campeões do primeiro e segundo turno na final Estadual.

O Tricolor já havia sido declarado campeão do primeiro turno com a melhor campanha (três vitórias em três jogos) e no returno marcou cinco pontos (dois empates e uma vitória). Com a exclusão dos pontos do Mundão no segundo turno, o Atlético Roraima foi o que mais pontuou, e portanto, teve as duas melhores campanhas no primeiro e segundo turno e por isso recebe o título de campeão do primeiro Campeonato Roraimense Sub-17.

A FRF (Federação Roraimense de Futebol) irá oficializar o título do Tricolor junto à CBF ainda nesta sexta-feira, 19.

Com o resultado do TJD-RR o Atlético Roraima será o representante do Estado na Copa do Brasil Sub-17. A garotada Tricolor irá enfrentar o Ceará em Fortaleza/CE no dia 4 de agosto.