Esporte

Nadador de Roraima fica em 23º no Mundial de Águas Abertas

Na prova, Joan Penaloza ficou 4min06seg80 atrás do campeão, o americano Nathan Szobota. Pódio foi completado pelo italiano Davide Grossi e pelo alemão Diego Heinze

O nadador Joan Penaloza, do Sinpol (RR), terminou em 23º lugar na prova de cinco quilômetros do Mundial Júnior de Águas Abertas, realizada na madrugada desta sexta-feira (16), nas Ilhas Seychelles, arquipélago da costa Leste da África.

O atleta da seleção brasileira, que tornou o primeiro de Roraima a disputar um Mundial, completou a travessia em 52min57seg70 – ficando 4min06seg80 atrás do campeão, o americano Nathan Szobota (48min50seg90), e 3min16seg30 do companheiro de delegação, Marcus Vinicius Carmo (52min07seg20).

O pódio liderado por Szobota foi completado pelo italiano Davide Grossi (48min51seg) e pelo alemão Diego Heinze (48min51seg60).

Em entrevista por mensagem à Folha, Joan Penaloza revelou que, um dia antes, foi infectado pela gripe e apresentou sintomas como dor de garganta e coriza. O colombiano naturalizado brasileiro acredita que isso prejudicou sua performance. “Acho que se eu não estivesse doente, eu teria pego um 15° ou 14° lugar”, avaliou o nadador de 15 anos.

Por causa do problema, ele considerou o resultado “esperado”, mas festejou a chance de disputar o Mundial. “Foi sensacional e também a experiência obtida”, declarou.

“Esperávamos um resultado melhor. Nadamos com os melhores do mundo. Valeu pela participação. Foi nossa primeira vez num Mundial”, avaliou o técnico Silvio Monteiro, do Sinpol.

No próximo domingo (14), Penaloza volta para as águas de Seychelles para integrar o revezamento 4×1,5 quilômetros. “Espero obter novas experiências e deixar o nosso revezamento bem posicionado”, finalizou.

Veja a prova completa