Esporte

Nova modalidade X2 chega a Roraima: Dois na linha e um no gol

Modalidade é disputada em campo sociaty e começa a atrair jovens e crianças no interior de RR

É isso mesmo, seja bem-vindo ao novo esporte que se joga com os pés, o X2, parecido com o futebol, mas apenas com dois jogadores de linha e um goleiro. A modalidade é novidade em Roraima e já tem vários adeptos. De Pernambuco a Roraima, de Recife para Rorainópolis e a febre não vai parar por aí.

O inventor ou copaiador de tudo isso foi o representante comercial e técnico em agropecuária Arlie Pablicio Oliveira Ferreira de 26 anos de idade, que nasceu em Manaus, mas reside em Rorainópolis desde os dois anos.

“Foi através de mim mesmo, comecei a assistir aos jogos que ocorrem em Pernambuco, comecei a ter essa ideia, e os campos sintéticos começaram a existir em Rorainópolis. Me senti motivado para trazer essa idéia, não somente para Roraima, mas buscar essa expansão na região Norte”, disse Pablicio.

Em meados de julho foi disputado o primeiro evento de X2, com 16 equipes participantes e os jogos ocorreram na Arena GD, Vicinal 2, km 2, área de Rorainópolis.

“Fizemos um torneio com 16 equipes e procura pela modalidade cresceu muito. As mulheres e crianças também pediram para participar.

Com origem conhecida do estado de Pernambuco, o torneio “1×1” ganhou espaço e se espalhou ao longo do Brasil. O que antes era apenas uma brincadeira realizada por diversão, hoje possui patrocínios e até transmissão de grandes redes de televisão.

Regras

Na modalidade de futebol “um contra um”, haverá, como diz o nome, apenas dois jogadores de linha para cada lado, além de um goleiro disponível para auxiliar cada atleta.

Porém, para chegar à vitória, os jogadores de linha têm apenas a eles mesmos, precisando arriscar os chutes, os dribles, enfrentar o cansaço, realizar a marcação e disputar o critério de desempate, caso este ocorra, tudo por si próprio.

A partida tem duração de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15, para que haja um intervalo de descanso aos competidores. O confronto é disputado no campo de “society”, e em caso de placares iguais, há o critério de desempate “shoot out”, onde o atleta precisa marcar o gol no goleiro adversário com a bola rolando.

Para vencer, claro, é necessário que um dos lados tenha mais gols marcados. Caso vá ao Shoot Out, serão três cobranças para cada lado, o atleta que tiver uma soma maior ao longo dos chutes, vence o embate.

Por João Paulo Oliveira