Esporte

Oito títulos estaduais do Mundão são de Chiquinho Viana

Chiquinho foi campeão roraimense como jogador e treinador do São Raimundo-RR

A era profissional do Campeonato Roraimense de Futebol começou em 1995, de lá pra cá foram muitos os personagens esportivos durante as disputas, um deles é o comandante alviazulino. O São Raimundo-RR tem oito títulos, todos eles o treinador Chiquinho Viana pôde soltar o grito de campeão. Como jogador comemorou a conquista do Estadual em 2004, e de comandante conduziu o Mundão à sete taças do Roraimão (2005, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019).

O treinador do São Raimundo na primeira conquista da era profissional foi Sérgio Caranguejo, atual presidente do clube. De lá pra cá, quem esteve à frente da equipe em sete conquistas foi Chiquinho. 

Ele contou que um dos pilares para a conquistas do time profissional e das equipes de base se dá por dois fatores: o trabalho da diretoria e comissões técnicas, e do Centro de Treinamento do clube. 

“A estrutura que a gente tem é boa demais, mas poxa, todo mundo tem que seguir nessa linha. Às vezes [outros clubes] estão demorando demais pra se alertar a isso”, contou.

“A gente tem uma comissão que conversa, um grupo que está 24 horas conversando, sabendo, buscando, não estamos parados. Já estamos buscando alternativas de jogadores, pra gente estar sempre mais fortes”, completou.

O comandante declarou que tem muitas lembranças boas, de cada título em particular, mas que o jogo entre São Raimundo e Cruzeiro pela Copa do Brasil em fevereiro deste ano foi especial, com a torcida de casa a seu favor. A partida encerrou empate em 2×2, Mundão não avançou fase, porém, o duelo marcou a inauguração do Estádio Canarinho com público de mais de 5 mil presentes e marcou também a memória do treinador.

“Nunca teve um jogo igual aquele aqui em Roraima. Foi uma coisa diferente. Nos últimos três anos mudou muito o futebol roraimense. Antigamente as pessoas iam para o Estádio só pra xingar os de Roraima, nos últimos anos vão para torcer pelos jogadores. Aquele jogo com Cruzeiro foi uma coisa linda demais”, lembrou.

A reportagem fez a seguinte pergunta a Chiquinho: ‘Que treinador você tem como referência?’. Sem rodeios ele respondeu: Estudo muito sobre Bernardinho [ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol], porque ele é um cara vitorioso e trabalha muito. Trazendo para o futebol tem o Vanderlei [Luxemburgo]. Ele tem umas coisas que sempre acompanhei, mas procuro pegar um pouco de cada. Estudava muito Sampaoli, Guardiola, Mourinho, Klop, Zagalo. Minha base foi Bernardinho, apesar de ser do vôlei, mas é um esporte coletivo”, contou.

Neste ano, São Raimundo de Chiquinho Viana disputou a Copa do Brasil, esteve na disputa do Campeonato Roraimense até a suspensão e ainda tem pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro Série D e Copa Verde.