Esporte

Paralimpíadas Escolares: Roraima fica em penúltimo com 5 medalhas de Kauã

Todas foram conquistadas pelo nadador roraimense Kauã Gonçalves Santos, que colocou o estado em 24º lugar, à frente apenas do Piauí, no quadro geral de medalhas

Roraima terminou nessa sexta-feira (26) a participação nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, com cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata.

Todas foram conquistadas pelo nadador roraimense Kauã Gonçalves Santos, que colocou o estado em 24º lugar, à frente apenas do Piauí, no quadro geral de medalhas, vencido por São Paulo. Apenas Alagoas e Minas Gerais não participaram da competição.

No último dia de provas, o paratleta de 16 anos, que possui uma má formação congênita nos membros inferiores, obteve o ouro nos 100m livre da classe S8 (deficiência física).

Antes, o Tubarão Paralímpico de Roraima havia ganhado outros dois ouros que tornaram-lhe o primeiro roraimense campeão brasileiro paralímpico escolar, conquistados nas provas de 50m livre (S8) e 100m peito (SB7). As pratas, por sua vez, foram obtidas nos 100m costas e 400m livre da classe S8.

Nessa sexta, a nadadora Luana Batista de Lima finalizou os 100m livre da classe S14 (deficiência intelectual) em nono lugar.

“Trata-se de uma participação histórica de estado de Roraima, esperamos que isso possa contribuir para que outras pessoas com deficiência possam ingressar em uma modalidade esportiva paralímpica em Roraima, não apenas para competir ou ganhar medalhas, mas também pelos benefícios que o esporte paralímpico proporciona, motores, psicológicos e socias” disse o professor Vinícius Denardin Cardoso, chefe da delegação roraimense.