Esporte

Pesquisa busca informações de atletas de futebol durante pandemia

Jogadores profissionais de todo o Brasil podem participar

A Folha BV foi procurada pelo SIAFMSP (Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Município de São Paulo) para solicitar apoio na divulgação da pesquisa que a FENAPAF (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) realiza a nível nacional com atletas de todo país que disputam estaduais e competições em todas as Séries (A, B, C e D).

O  intuito é medir o impacto causado pela suspensão do futebol em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Dos nove clubes filiados a FRF (Federação Roraimense de Futebol), apenas cinco estavam na disputa do Campeonato Roraimense 2020. Destes, apenas São Raimundo e Baré disputarão competições nacionais como a Série D e Copa Verde. Rio Negro, Atlético Roraima e GAS (Grêmio Atlético Sampaio) disputam apenas o Estadual na temporada.

O presidente do sindicato, Washington  Mascarenhas explicou o intuito da pesquisa e deixou claro que todos os jogadores podem participar da coleta de dados.

“Estamos fazendo uma pesquisa a nível nacional com atletas de todas as Séries e Estados, [atletas] que não disputam Brasileiros, os que disputam somente os estaduais, pra que a gente entenda as mazelas, as dificuldades que a gente tem pelo futebol e consiga debater junto a CBF os problemas que a gente vem enfrentando”, disse.

A FENAPAF em parceria com sindicatos estaduais e municipais da classe realizam a pesquisa. De acordo com Washington Mascarenhas, o levantamento de dados segue os moldes da pesquisa realizada pelo SIAFMSP no Estado de São Paulo, buscando entender um pouco mais sobre o pensamento do atleta neste momento difícil que o mundo atravessa.

“O quanto mais atletas atingirmos, mais fidedigna será nossa pesquisa, que é extremamente importante para que possamos nos embasar em várias questões e continuemos defendendo os interesses da nossa classe”, afirmou.

Atletas profissionais podem participar da pesquisa pelo seguinte site