Esporte

Praça Capitão Clóvis reúne atletas em torneio de basquete

A Copa Rauan Arruda começou nessa sexta-feira, 15, e vai até o próximo dia 24 com a participação de 9 equipes

A Praça Capitão Clóvis está recebendo a I Copa Rauan Arruda de Basquete. A cerimônia de abertura foi nessa sexta-feira, 15, no feriado da Proclamação da República.

A copa faz uma homenagem ao jovem atleta Rauan Arruda, que morreu em outubro do ano passado, aos 20 anos, em consequência de um acidente de trabalho. Dias antes do acidente, ele ajudou a conquistar a vitória do IBC/BVB no Campeonato Roraimense Adulto de Basquete 2018.

Para celebrar as conquistas de Rauan Arruda, que foi destaque em diversas vitórias nos clubes onde atuou, a copa vai premiar com troféus e medalhas as equipes vencedoras. O organizador do evento, Ídio Garcia Júnior, trabalha há 22 anos atuando no basquete local e foi treinador de Rauan desde que o jovem tinha 12 anos. Para ele, o apoio da prefeitura tornou possível uma homenagem digna ao atleta.

 “Homenagear um atleta por meio de um campeonato é o mínimo que nós podemos fazer para reconhecer a importância dele. E não seria possível de realizar se não fosse o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fetec, que tornou possível a utilização da praça, as premiações e a logística necessária para o campeonato. Então, isso é um processo muito bom e gratificante, saber que você tem um apoio de uma entidade que valoriza o esporte em Roraima, especialmente o basquete, que é tão pouco divulgado”, disse.

Serão cinco dias de disputas. Ao todo, 9 equipes e mais 115 atletas de todo o estado vão em busca de troféus e medalhas. Para a atleta Renilcilene Santos, da equipe BVB, a praça Capitão Clóvis faz parte da história de muitos praticantes de basquete.

“A quadra tem uma história especial na vida do meu técnico [Ídio Garcia Júnior, organizador da copa] e na vida de todo mundo que treina aqui. E, agora está bem melhor, com certeza. Então, é bom ter uma quadra assim”, disse.

João Paulo Peixoto, equipe Ayrton Senna, lembra da sua história com a praça, destaca que a reforma da praça Capitão Clóvis vai atrair mais pessoas agora. “Comecei treinar com 13 anos aqui, saía da escola e vinha para cá. E agora ficou excelente, vamos até inaugurá-la hoje com todas as gerações que jogam basquete aqui. Agora, o público vai ficar mais a vontade, pois reformada a gente espera que volte tudo a normalidade” comentou. 

 A competição tem o apoio da prefeitura, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).