Esporte

Quatro atletas representarão Roraima nos Jogos Escolares Brasileiros

O Badminton é uma modalidade nova em Roraima e o objetivo é fomentar cada vez mais o esporte em todas as suas vertentes

A final do Torneio de Badminton ocorreu na tarde deste domingo, 25, no Estádio Canarinho, com entrega de medalhas e seleção dos atletas que representarão Roraima nos JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), organizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), que serão realizados de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

O 1º Torneio de Badminton começou na sexta-feira, dia 23, e envolveu estudantes de nove escolas estaduais, com idades entre 12 a 14 anos.

O Badminton é uma modalidade nova em Roraima e o objetivo é fomentar cada vez mais o esporte em todas as suas vertentes.

O coordenador da 1ª Seletiva de Badminton e presidente da recém-criada Federação Roraimense de Badminton, Raimundo Morais, explicou que o torneio contou com alunos atletas de Boa Vista, Caracaraí e Bonfim.

“É a primeira vez que abrimos inscrições para esta modalidade e se inscreveram 18 atletas, no masculino, e 20 no feminino. Os quatro atletas selecionados em primeiro e segundo lugar, tanto do masculino como do feminino, vão representar Roraima nos Jogos Escolares Brasileiros. Criamos a Federação de Bedminton e vamos colocar subsedes nos municípios para desenvolver a modalidade, não só escolar, mas para toda a comunidade”.


Alunos selecionados para representar Roraima

 Alunos selecionados para representar Roraima nos JEBS no Rio de Janeiro

 A aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monteiro Lobato, Ana Lívia de Andrade, 14 anos, segunda colocada, disse que descobriu o esporte há pouco tempo, antes participava do voleibol, mas está confiante em fazer uma boa participação na maior competição escolar do Brasil. 

“Treino exatamente há duas semanas. É uma emoção enorme, porque não imaginava que ia chegar até a final. Então, estou feliz porque já tive oportunidade de vôlei, mas não consegui ter um bom resultado, fiquei em segundo e terceiro, mas com o Badminton é treinar para trazer a medalha para Roraima. Gostei muito do Badminton e pretendo continuar. É um jogo de inteligência, de rapidez. É uma coisa nova pra mim, mas gostei muito”, disse feliz.

Aluno do 9º ano da Escola Monteiro Lobato, Richarlysson Bezerra, de 14 anos, também esbanjava felicidade por ter sido selecionado em 1º lugar e poder participar da competição nacional.

“Estou muito feliz.  É a primeira vez que vou sair daqui.  Foi a minha professora quem me chamou pra jogar. Estou gostando e vou continuar treinando Badminton”, disse.

A aluna do 8º ano do Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes, Ingride Henrique, de 14 anos, ficou em primeiro lugar e contou que está se preparando para representar Roraima no Rio de Janeiro.

“Eu descobri o Badminton por meio da professora Jeniffer. Nunca tinha ouvido falar. É a primeira vez que estou participando. Estou bem feliz por representar Roraima lá fora. A minha expectativa é ser uma das melhores. Não sei se eu vou conseguir, mas quero fazer o meu melhor”, garantiu.

O 2º colocado na seletiva de Badminton, masculino, é do município de Caracaraí. Arllisson Sousa Ferreira, de 13 anos, é aluno do 8º ano da Escola Estadual José Vieira Sales Guerra, ele pratica Atletismo e contou que ficou sabendo do Badminton pelo professor Morais.

“Ele estava treinando lá com as meninas e me convidou para treinar e disse que tinha vaga para os Jogos Escolares. Estou feliz pela segunda colocação. Vou continuar praticando o Badminton e também atletismo, que é um esporte que eu adoro”.