Esporte

RR conquista as primeiras medalhas nas Paralímpiadas Escolares

As conquistas vieram com Luana de Lima, medalha de Prata nos 25m livre na Natação e com o Atleta Maziel Oliveira, medalha de Bronze no Atletismo

Roraima conquistou hoje as duas primeiras medalhas de sua história nas Paralímpiadas Escolares 2019 em São Paulo, SP.

As conquistas vieram com Luana de Lima, medalha de Prata nos 25m livre na Natação (Classe S14 – Deficiência Intelectual) e com o Atleta Maziel Oliveira, medalha de Bronze no Atletismo, 400m (classe T47 – Deficiência Física).

Maziel é aluno da Escola Estadual Severino Cavalcante, e Luana da Escola Estadual Dr Ulisses Guimarães. A delegação de Roraima é composta também pelas treinadoras Ana Késia de Souza e Adriana Vasconcelos (Chefe de Delegação).

Essa é a terceira participação do estado de Roraima nas Paralimpíadas Escolares, o estado também participou em 2013 e 2017.

O Coordenador do Centro de Referência Paralímpico da Universidade Estadual de Roraima (UERR), professor Dr. Vinícius Denardin Cardoso, destacou que conquistas como essa servem para incentivar novos atletas.

“Em Roraima, a prática esportiva para pessoas com deficiência ainda é novidade no estado, esperamos que esses resultados incentivem cada vez mais as pessoas com deficiência a ingressar no esporte. Também acreditamos que a partir dessas conquistas, teremos uma atenção ampliada por parte dos representantes estaduais e que para as próximas competições (para pessoas com deficiência) possamos ampliar o número de atletas representando o estado e trazendo resultados positivos”, destacou.

“Foi um esforço em conjunto de todas as entidades e professores envolvidos, jamais conseguiríamos esses resultados sem o esforço coletivo e é assim que esperamos trabalhar no futuro, em conjunto e compartilhado, para que os maiores beneficiados sejam a pessoa com deficiência e o estado de Roraima”, complementou o professor.

COMPETIÇÃO
– As Paralimpíadas Escolares são a maior competição para jovens estudantes com deficiência do mundo, em 2019, mais de 1.220 alunos dos 12-17 anos de todos os estados brasileiros estão participando do evento no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.