Esporte

Rafael Lucena compartilha momentos de estreia na Sprint Race

Piloto roraimense avaliou estreia na Sprint Race no último final de semana e faz planos para o fututo

O último final de semana marcou a estreia de Rafael Lucena na Sprint Race em corrida realizada no Autodrómo Zilmar Beux em Cascavel, no Paraná. O piloto roraimense conversou com a Folha, relatou a experiência e compartilhou esse momento importante na sua carreira. 

O roraimense contou que por ser piloto de do kart, ele não achou diferente o ambiente de competição. Rafael relatou que existe a mesma preocupação com o carro, revisa algumas situações, e como era de se esperar, afirmou com todas as letras o quão diferente é a diferença do kart para um carro de corrida. Para ele sua experiência em boxes de Stock Car o ajudou bastante para seu início na Sprint Race.   

“Pra mim não foi algo tão novo o ambiente, pois já acompanhei em vários momentos bastidores e preparações de corridas, principalmente da Stock Car, já que estive algumas vezes como convidado assistindo corrida dentro do box. Então, tinha uma noção de como eram as coisas. Mas a Sprint Race me surpreendeu no sentido da organização se preocupar com o piloto, de tá ali para oferecer condições do carro ter um bom rendimento, te ajudar a crescer e desenvolver. Isso foi bem bacana”, explicou.  

A orientação dada pela organização um dia antes da largada foi fundamental para sua performance na pista na hora da prova.

“A palestra que tivemos na sexta no final do dia foi algo muito proveitoso para mim que veio do kart. Deu para entender bem tudo do carro em relação acertos. Desde a parte de aerodinâmica, motor, equilíbrio e o comportamento dos pneus. Quanto a dirigibilidade, confesso que não tive dificuldades de guiar o carro, tanto que em nenhum momento rodei ou saí da pista, a dificuldade maior foi em acreditar mais no freio”, contou

“O carro é muito potente e tem muito freio, final da reta beirando os 200km/h, o segredo era a cada volta ir forçando mais e ir retardando o tempo de frear. Como não tive muito tempo de treino, até pelas interrupções que aconteceram devido aos acidentes, eu tive que ir testando e arriscando durante a corrida”, completou o piloto

Rafael Lucena estreou na pista com médias de velocidade mais altas do país e dividiu o carro número 28 na categoria PRO (A Sprint Race é dividida na categoria PRO e GP) com o piloto brasiliense Felipe Neira. Foram duas baterias disputadas de 25 minutos cada. Na primeira, Felipe Neira terminou na 10º colocação (6º da Pro). Já Rafael na segunda prova finalizou em 12º (7º da Pro). 17 pilotos participaram desta etapa em Cascavel. As vitórias na PRO ficaram com Sérgio Ramalho e Pedro Lopes. Na GP, Léo Torres e Alex Seid foram os vencedores.

Rafael segue com o foco na Copa Brasília de Kart Endurance, no qual sua equipe Demolidor Racing lidera a disputa com os karts 81 e 18 e ainda tem mais duas provas pela frente. Ele segue com o plao de disputar provas finais do Brasiliense de Kart, já que está firme na briga pelo título. A dúvida do piloto é se ele terá condições de terminar o Campeonato Goiano de Kart apesar de estar na vice-liderança.  Quanto à Sprint Race, ele e seu colega de carro Felipe Neira irão em busca de apoio financeiro e parcerias para viabilizar suas participações em mais uma etapa da competição neste ano, mas que o objetivo maior é a temporada completa em 2020.