Esporte

Rafael Lucena relata como passa quarentena longe das pistas

Piloto roraimense segue firme obedecendo o distanciamento social, mas segue com treinos físicos em sua casa e espera breve retorno as pistas 

A população brasileira assim como o mundo inteiro vive o distanciamento social, o que consequentemente paralisou o esporte no planeta. O piloto roraimense Rafael Lucena relatou como está passando a quarentena longe das pistas de kart. Mesmo assim, ele garante que não parou. Sem poder pilotar, garantir seu condicionamento físico tem sido a meta neste instante. 

Rafael Lucena mora em Brasília-DF e é um dos pilotos da equipe Demolidor Racing. Por meio de aplicativo de mensagem, ele contou como está vivendo esta situação. “A quarentena prejudicou com certeza os treinamentos, visto que dependemos diretamente do espaço físico que são os kartódromos. Aqui em Brasília, dos três que existem, dois são públicos e um é particular. Como o comércio ainda se encontra fechado, nem o particular podemos usar para treinos”, relatou.

“Faço preparação física também em academia, e desde março não tenho usado esse espaço. O que tenho feito todos os dias, em casa mesmo, é alguns exercícios físicos e dia sim dia não faço uma corridinha/caminhada de rua, mas de 1 hora no máximo, para respeitar também o isolamento”, completou. Ele espera que daqui a alguns dias, os treinos possam recomeçar levando em conta as recomendações das autoridades.

“A Confederação Brasileira de Automobilismo liberou para que cada Federação tome a decisão de abrir pistas ou não e já há alguns kartódromos abertos em São Paulo e estão sendo utilizados para treino. Acredito que aqui no Distrito Federal e em Goiás nos próximos dias devemos ter alguma novidade nesse sentido. O nosso esporte é individual e casos de treinos, o contato é apenas com mecânico e acho possível retomar isso respeitando os limites e recomendações da Organização Mundial de Saúde. De todo modo, acredito que o isolamento, essa quarentena, onde tem se respeitado de fato, os resultados são mais positivos e quanto mais pudermos seguir as orientações das autoridades competentes da área de saúde, melhor para todos”, finalizou.

TEMPORADA 2019 – Rafael Lucena foi feliz ano passado. O roraimense disputou importantes competições e ainda ficou com títulos. Ao todo foram 23 pódios, nove vitórias e cinco pole position. Ele foi campeão Brasiliense de Kart – Cat. F4B; Campeão da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE); Vice-Campeão da Copa Planalto – Cat. F4B; 3º Colocado no Campeonato Goiano – Cat. F4B; Participação na etapa de Cascavel/PR da Sprint Race; Pódio nas 160 Milhas do Kartódromo RBC (Vespasiano/MG); Pódios e vitórias no Tecnokart e Brasília Super Kart; Pódio nas 6 Horas do Ferrari Kart; Pódio no Troféu Ferrari Kart – Cat. Master e Graduados.