Esporte

Relembre quais competições ocorreram até as suspensões 

A paralisação em RR ocorreu em março logo depois em que o país adotou o distanciamento social como medida para evitar a propagação do Coronavírus

A temporada 2020 dos diversos esportes no mundo terá um capítulo à parte em sua história. A pandemia do novo coronavírus paralisou diversas competições em obediência ao distanciamento social, para evitar a propagação da covid-19. A suspensão das disputas ocorreu em março pelo país inteiro.

Em Roraima, as principais federações esportivas estavam no início de suas atividades, com realizações dos primeiros torneios. A Folha de Boa Vista fez um

levantamento e apresenta a seguir, quais competições ocorreram e que estavam em curso antes da paralisação.

A Fedar (Federação Desportos Aquáticos de Roraima) realizou apenas o Torneio Eduardo Amorim – Trófeu Flamarion Vasconcelos. Na ocasião, 80 atletas estiveram na disputa e 13 recordes foram quebrados. A Aquática Marinho foi a campeã, Sinpol vice-campeão e Apabv terceiro colocado.

Nenhuma competição do vôlei de quadra havia sido disputada. Mas, a FRV (Federação Roraimense de Voleibol) já estava na ativa junto as seleções de Roraima masculina Sub-19 e feminina Sub-18. As duas estiveram em Saquarema-RJ na disputa do Campeonato Brasileiro. Já na modalidade Praia, ocorreu apenas a 1ª Etapa Macuxi Feminina.

A FCR (Federação Ciclística de Roraima) também estava no início de temporada e por sua vez realizou apenas a 1ª etapa do Campeonato Roraimense de BMX. O calendário de competições prevê 6 etapas no Estadual 2020.

A FRFS (Federação Roraimense de Futebol de Salão) iniciou sua temporada em março com a Supertaça com o clássico entre Vivaz e Constelação. Os constelares levaram a melhor e são até a presente data, os únicos campeões da temporada 2020. Estavam em curso o Campeonato Roraimense de Futsal Sub-15 e as Taças Roraima na categoria Sub-17 e adulta.

No futebol, o primeiro jogo oficial do ano foi entre São Raimundo x Cruzeiro pela Copa do Brasil. Mundão e Raposa empataram em 2×2 e quem avançou de fase foi os mineiros. A partida marcou a reinauguração do Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho.

Depois, deu-se início ao Campeonato Roraimense 2020 que por sua vez, paralisou. A disputava estava na quarta rodada do 1º turno e restava ainda a 5ª e última rodada, além da final e de todo o segundo turno. GAS, São Raimundo, Rio Negro, Atlético Roraima e Baré estavam na disputa.

Alguns países já retomaram suas atividades. A Coreia do Sul é um destes exemplos. Na Alemanha, a Bundesliga deve retornar nas próximas semanas. No Brasil, algumas federações e clubes tentam a retomadas dos treinos, porém, com testes em funcionários e atletas. O atacante do Grêmio Diego Souza atestou positivo para a Covid-19. No Flamengo três jogadores foram infectados, mas não tiverem os nomes revelados.