Esporte

Renan Dal Zotto marca presença em Clínica de Voleibol em RR

Treinador da Seleção Brasileira Masculina foi atração desta sexta-feira, 23, em evento realizado pela FRV (Federação Roraimense de Voleibol)

O treinador da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Renan Dal Zotto esteve em Boa Vista nesta sexta-feira, 23, e participou da Clínica de Vôlei de Quadra organizada pela FRV (Federação Roraimense de Voleibol). Foram duas palestras, sendo que a primeira ocorreu no Auditório do IFRR – CBV pela parte da manhã e a tarde na Escola Ana Libória. 

A Clínica começou na quarta-feira, 21, e teve continuidade na quinta-feira, 22, ambos com aulas ministradas por Josenildo Carvalho, ex-técnico da Seleção Brasileira. Ontem, foi a vez de Dal Zotto. Evento reuniu acadêmicos de Educação Física, atletas e treinadores que se reuniram em busca de conhecimentos por parte dos palestrantes. 

Dia começou com o ‘Café com Entrevista’, no qual reuniram convidados, representantes de clubes, além de integrantes da FRVe a imprensa. 

Depois de classificar recentemente o Brasil para Tóquio 2020 diante de um grande jogo contra a Bulgária, este é o primeiro compromisso de Dal Zotto em visita as Federações pelo país. Ele adiantou o que veio fazer em Roraima. Ele lembrou que a prioridade se deu devido a presença de Azuilo Brito, único presidente da uma Federação na final da Superliga entre Taubaté x Sesi. Vale lembrar que Dal Zotto também comanda o Taubaté e ficou com o título nacional. 

Na Clínica, ele falou sobre a carreira com atleta, treinador e gestor no mundo do voleibol. Ele também explicou a razão da sua vinda ao Estado. 

“Minha vinda aqui é tentar aproximar cada vez mais o voleibol da nossa Seleção Brasileira ou da nossa base feita aqui em Roraima porque vem se destacando ao longo dos anos e é importante estar próximo para saber o que está acontecendo”, explicou. 

Dal Zotto relatou como vê Roraima no cenário nacional do voleibol e frisou a crescente das categorias de base no Estado. Na ocasião lembrou da Seleção de Roraima que disputa o Campeonato Brasileiro Sub-19 em Alagoas. Ontem o time de Roraima perdeu para Alagoas na semifinal e hoje briga pelo terceiro lugar e a medalha de bronze. 

“Roraima por fatores de localização, pela distancia, está longe dos grandes centros como o de Saquarema-RJ, da Superliga, mas está bem no cenário nacional. Hoje [sexta-feira] está jogando uma semifinal em Alagoas, então estamos na torcida pra que consigam bons resultados”, disse.

“É a minha primeira passagem aqui, mas eu garanto que não vai ver a última. Espero poder retornar mais vezes aqui. Fica meu compromisso de futuramente voltar e bater um papo com essa garotada, independente do resultado que eles vão ter nessa competição. O mais importante é que eles tem um brilho no olho. Quando surgir uma nova oportunidade vai ser prazeroso retornar para conversar com essa garotada que eu tenho certeza que um dia vão surgir para defender a Seleção Brasileira”, 


Fim da clinica será neste sábado, 24, com Josenildo Carvalho. (Foto: Diane Sampaio/Folha BV )


Renan Dal Zotto entrou para o hall da fama do voleibol em 2015, foi diretor de seleções de quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) até as Olimpíadas Rio 2016 quando assumiu a Seleção Brasileira após saída de Bernardinho. Como atleta fez parte da Geração Prata, que obteve diversas conquistas, dentre as mais importantes a Prata no Campeonato Mundial em Buenos Aires em 82, ouro no Pan-Americano de Caracas em 83 e prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 84 que abriu caminho para o voleibol brasileiro no cenário mundial.

Conforme o cronograma, o quarto dia marca o encerramento do evento que ocorre neste sábado, 24. Josenildo Carvalho ministra as últimas horas de aulas na quadra da Escola Ana Libória a partir das 8h e finaliza ao meio dia.