Esporte

Renan Dal Zotto palestra na Clínica de Voleibol em Boa Vista 

Técnico da Seleção Brasileira é presença confirmada na clínica nesta sexta-feira, 23

O atual treinador da Seleção Brasileira Masculina de Volêi, Renan Dal Zotto, participa de programação em Roraima nesta sexta-feira, 23. O profissional tem presença confirmada na Clínica de Vôlei de Quadra realizada pela Federação Roraimense de Voleibol (FRV), além de palestrar nos auditórios do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Escola Ana Libória.

O evento começou na quarta-feira, 21, com Josenildo Carvalho, ex-treinador da Seleção Brasileira. Carvalho esteve à frente dos trabalhos e continua na cidade especificamente para Clínica até sábado. 

Já Dal Zotto será o palestrante da vez em evento destinado a atletas, treinadores, acadêmicos de educação física e comunidade. O treinador irá falar de sua experiência com o voleibol e tudo que envolve a modalidade em sua vivência. 

Treinador da Estácio e campeão no JUBs Norte, Izerbledison Souza, contou o que espera da palestra de hoje com Dal Zotto. “Quero estar próximo ouvindo um excelente do meio do voleibol que é um esporte que eu trabalho e que ele irá trazer muito aprendizado pra todos nós”, explica.

“O foco será na palestra dele, nos seus ensinamentos, sua bagagem, sua experiência, que para nós treinadores de Roraima, será de grande importância. Ele é a maior experiência que temos hoje porque é técnico da Seleção Brasileira. Então, todo e qualquer ensinamento, gesto, e qualquer palavra devemos aproveitar”, afirmou.

Izerbledison informou ainda que foi convidado por Josenildo Carvalho para ser assistente do ex-técnico. “Todo dia a gente aprende e não se pode dizer que já aprendeu tudo. De forma alguma, [temos] muitas informações, muito aprendizado, uma riqueza enorme. Ele realmente é uma enciclopédia do voleibol, tem muita experiência. É atualizado. Pra mim está sendo muito importante”, contou.

“Fiz o curso nível 2 e 3 com ele, então sou um discípulo de Josenildo. Pra mim é uma honra revê-lo e atualizar tudo pra melhorar o meu trabalho”, completou. 

Outro que estará na palestra é o professor Lucas Guilherme, que recentemente sagrou-se tricampeão dos Jogos Escolares e bicampeão com o Gonçalves Dias. Ele exaltou a presença de Dal Zotto e se mostrou disposto a aprender ainda mais com o treinador.

“Para se chegar a comandar a seleção número 1 do ranking mundial tem que ter muita bagagem e conhecimento sobre o voleibol mundial, isso sem dúvidas o Renan tem de sobra. As expectativas são as melhores possíveis, sugar todo conhecimento possível, absorver as informações. É um momento ímpar na carreira dos profissionais roraimenses”, frisou

Lucas Guilherme explicou à Folha como está sendo os aprendizados com Josenildo nestes dias em Boa Vista. “Josenildo é um ícone do voleibol. Eu já havia tido a oportunidade de cursar o Nível 1 e 3 para treinadores com ele, já o conhecia e por isso o interesse na clínica foi ainda maior. Sem dúvidas é o mestre dos mestres no que tange o voleibol do mundo. Ensina com facilidade, clareza e motivação, é com certeza uma inspiração a todos nós treinadores. Eu faria todo mês uma clínica dessa com ele facilmente, é um aprendizado incrível’, explicou.

PROGRAMAÇÃO – A sexta-feira começa com o “Café com entrevista”, no qual a imprensa estará reunida com Renan Dal Zotto a partir das 8h30. Ele estará à disposição dos jornalistas em um encontro marcado num hotel da cidade. Às 10h o treinador segue para a primeira palestra no Auditório do IFRR. Pela parte da tarde Dal Zotto será palestrante no mesmo evento, porém, na Escola Ana Libória a partir de 14h30.