Esporte

Roraima conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Essa foi a melhor participação do Estado na competição para jovens com deficiência

Roraima encerra sua participação fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022 em Brasília com a melhor participação da história dos jogos. Foram 21 medalhas, sendo 18 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze conquistadas pelos 9 paratletas roraimenses em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica. 

As Paralimpíadas Escolares são a maior competição para jovens escolares com deficiência do mundo, em 2022, devido ao crescimento da competição, foi dividida em três etapas regionais.  

Na fase regional em Brasília, participam atletas dos estados de Roraima, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. As outras duas fases regionais serão realizadas em Natal-RN, a partir do dia 22 de agosto, e em São Paulo, no início de setembro.  


Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica foram as modalidades (Foto: Divulgação)

Além das medalhas, os atletas garantiram classificação para Etapa Nacional que será realizada de 21 a 25 de novembro no Centro de Treinamento Paralimpíco em São Paulo, SP. 

No atletismo, os estudantes são treinados pela professora Ana Kesia Neves; na natação o treinador é o Professor Mateus Antony, ambos professores do Centro de Referência Paralímpico de Roraima- UERR/CPB. Na Bocha paralímpica, os atletas são treinados pela professora Adriana Vasconcelos do CIAPD/SETRABES (Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência). 

De acordo com o Chefe da Delegação, Prof. Vinícius Denardin Cardoso a participação de Roraima é histórica, mas ainda é preciso avançar no esporte paralímpico em Roraima.  

“Trata-se da melhor campanha do nosso estado nos Jogos, mas precisamos somar esforços em conjunto para avançarmos ainda mais.O que precisamos são mais professores de Educação Física interessados em proporcionar a prática esportiva para pessoas com deficiência nas escolas, além dos pais e responsáveis compreenderem as possibilidades que o esporte possui para todos os tipos de deficiência, sejam limitações leves ou severas”, relatou.