Esporte

Roraima será sede do Festival Norte-Nordeste

A natação de Roraima está em festa, pois a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que Roraima será o estado sede para a realização do Festival Norte/Nordeste de Mirim e Petiz, “Troféu Pedro Nicolas Sena da Silva”, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio deste ano, na piscina olímpica do Parque Aquático Jhon Wesley Timóteo, na Vila Olímpica Roberto Marinho. 

Com isso, Roraima vira cenário de disputa para o Norte/Nordeste de Natação, evento que é considerado um dos mais importantes dentro do calendário da Confederação Brasileira de Natação, pois insere as federações estaduais na organização, gerando oportunidade de competição aos estados mais distantes dos grandes centros.

A decisão coloca o estado em visibilidade na região, além de proporcionar maior participação de atletas locais numa competição de nível nacional, comum aos atletas que almejam pontuações significativas no ranking.

Para a presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Teca Marinho, será um grande desafio para a natação de Roraima a realização do evento que será feito exclusivamente pela federação.

“Mas, ao mesmo tempo, é um orgulho muito grande receber um olhar diferenciado da CBDA, que hoje já entende nosso trabalho à frente da natação roraimense”, disse. “A categoria de base da natação em Roraima trará grande desenvolvimento para Boa vista, já que temos uma base forte nos clubes”, ressaltou.

Teca citou que este ano algumas competições foram modificadas no calendário de modo a evitar gastos desnecessários dentro da estrutura da Fedar. Segundo Teca Marinho, a Fedar hoje trabalha em transparência com suas contas, estatuto, diretoria, conselho fiscal e comissão de atletas.

“Trabalhamos ainda diretamente com a CBDA, temos uma comunicação aberta e quero deixar um recado para os pais, atletas e dirigentes, que precisamos unir forças para trabalhar para a natação. Vamos trabalhar o respeito ao adversário, aos clubes e principalmente à federação. Isso é fundamental para nosso crescimento”, afirmou.

Outra novidade este ano está relacionada aos nomes das competições, algumas incluem nomes de atletas que contribuem na área esportiva de natação em Roraima, como foi o caso do Torneio de Velocidade – Troféu Flamarion Vasconcelos, conhecido como Torneio Boto Preto, e que agora passa a se chamar Campeonato de Natação Eduardo Amorim – Troféu Flamarion Vasconcelos. 

Houve ainda outras três mudanças: da Copa Roraima Absoluto e Festival de Fundo Mirim/Petiz-Troféu Flávia Cantanhede; Campeonato de Natação – Troféu Gabriela Chaves Martins e da I Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas – Troféu Silvio Monteiro. (R.R)

Prazo de cadastramento na CBDA encerra dia 29

Atletas e clubes devem ficar atentos ao prazo final para cadastro e renovação no sistema da CBDA, que encerra no próximo sábado dia 29. A medida serve para que todos estejam regularizados nas competições do ano promovidas pela federação.

O prazo serve também para novas filiações, renovação e atualização de cadastros de atletas e clubes filiados. 

“O sistema que utilizamos é o mesmo da confederação brasileira de natação (CBDA), por isso todas as informações devem estar corretas antes de qualquer inscrição”, ressaltou a presidente da federação, Teca Marinho.

Conforme o calendário, o prazo estipulado para todo esse processo vai até o dia 29 de fevereiro e, segundo Teca Marinho, é importante ressaltar que qualquer procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, através dos clubes decada atleta.

Atualmente, a Fedar possui quatro clubes filiados: Aquática Marinho, Apabv (Associação de Pais e Atletas de Boa Vista), Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Roraima) e Sest Senat, além do clube Vila Olímpica Fetec, que participa das competições da federação apenas como convidado, por não possuir diretoria e estatuto.

ATLETAS: Segundo a diretoria da Fedar, a expectativa é que em 2020 mais atletas busquem se filiar à Fedar. Em 2019, o ano iniciou com 60 atletas federados, em dezembro esse número subiu para 149. Após o período de atualização e novos cadastros a Fedar deve divulgar um novo balanço de atletas federados em Roraima. (R.R)

Publicidade