Esporte

Roraimense Rafael Maciel conquista ouro no Brasileiro de karatê em Cuiabá

Atleta criado no bairro Buritis vai aos treinos de bicicleta e tem jornada de três horas diárias de karatê

O karateca roraimense Rafael da Silva Maciel de 17 anos garantiu medalha de ouro e uma de prata, na Etapa classificatória do Campeonato Brasileiro, que ocorre em Cuiabá (MT), entre os dias 20 a 22 de maio. Ele é treinado por Diego Freire de Araújo e representa a Associação Cultural Desportiva Ichiban Dojô, de Boa Vista.

Na tarde desta sexta-feira (20), ele lutou em duas categorias; conquistou a prata no júnior e kata – divisão de novos (faixas branca a verde). E faturou o ouro no sênior e kata – divisão de novos (branca a verde).

“Levar essas duas medalhas para casa significa uma grande vitória para mim. Vencer em uma categoria e ser vice em outra é sinal que estou me esforçando muito. Estou feliz por atingir ao meu máximo de desempenho e provei que os treinos ajudaram bastante. Agora terei que treinar ainda mais para continuar conquistando medalhas. Ano passado chorei bastante nesta competição, não levei medalhas, mas agora eu venho e a história é outra”, disse Rafael.

O karateca Rafael Maciel nasceu em Boa Vista e foi criado no bairro Buritiis, na capital roraimense. O lutador macuxi estuda na escola Major Alcides. Ele treina de três a quatro horas por dia, na Vila Olímpica Roberto Marinho. O jovem conta que tem a bicicleta como meio de transporte.

“São 10 quilômetros de pedalada diários para chegar aos treinos. Sempre dou meu melhor nos campeonatos que disputei. Os resultados agora só me provam que os treinos têm que prosseguir a todo vapor”, disse Rafael.

Rafael tem pela frente mais um embate na categoria kumite, neste domingo (21), a busca por medalhas prossegue em solos cuiabanos, até o último dia de evento.

Por João Paulo Oliveira