Esporte

Roraimense campeã mundial de boxe escolar será homenageada por Bolsonaro

Rafinha também possui medalha de prata no Campeonato Brasileiro e bronze no Campeonato Sul-americano, e se prepara para o Mundial da Espanha

Campeã mundial de boxe escolar, a pugilista roraimense Rafaela Silva, de 17 anos, estará entre os medalhistas brasileiros que serão homenageados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no próximo dia 6, no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Não tinha noção de que a conquista que tive fosse chegar nesse patamar. Mas eu tou bastante feliz, animada pra ir e ser recebida por ele, e fico feliz em saber que todo meu trabalho e esforço está sendo reconhecido”, declarou.

Rafinha é treinada pelo pai, Ronaldo Silva, que dedica a vida ao boxe há 30 anos. Ele rasgou elogios à filha, por sua vontade e disciplina. “Ainda tá caindo a ficha, porque eu treino ela desde pequena. Mas às vezes a gente não tem essa dimensão de que ela vai virar uma grande atleta como ela virou, como os outros [meus] três [filhos] viraram, ficaram entre os melhores do país, mas a Rafaela deu um passo mais adiante”, declarou.

Em maio, a brasileira se tornou a primeira campeã da categoria feminina até 60 quilos no Gymnasiade – uma espécie de Olimpíada escolar –, já que foi a primeira vez que o boxe foi incluído no programa da competição.

Após o título, a atleta, que é estudante da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria dos Prazeres Mota, foi recebida por amigos e professores, e ainda desfilou por ruas da capital em um caminhão do Corpo de Bombeiros.


Rafaela Silva durante desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação)

No ano passado, Rafinha foi vice-campeã brasileira e bronze no Campeonato Sul-americano, ambas competições na categoria Juvenil. Os desempenhos chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que a convocaram para a seleção de boxe no Gymnasiade.

Nesta temporada 2022, a roraimense, que luta pela categoria Juvenil, tem um calendário cheio de grandes campeonatos: o Brasileiro, em setembro; e o Mundial da Espanha, em novembro. Além disso, a atleta aguarda por uma convocação para disputar o próximo Campeonato Continental, em agosto.

E sobra qualidade na atleta, que foi contratada pela cidade de São José dos Campos (SP) para representá-la nos tradicionais Jogos Abertos do Interior de São Paulo, em outubro.

Publicidade