Esporte

Roraimense se destaca na equipe de beach hand do RN


A atleta roraimense de beach hand (handebol de areia) Elenne Guedes é um dos destaques da equipe MHC (Mestre Handebol Clube) uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte. 

À Folha, o pai da atleta e treinador Elton Guedes disse que Elenne já está morando no Rio Grande do Norte e que este ano vai competir o Beach Handball pela equipe potiguar.

“Elenne é a primeira atleta de Roraima a ir treinar e competir por uma equipe de Beach Handball fora do Estado”, disse. “Ela joga tanto o handebol quanto o beach handball”, afirmou.

A atleta começou a praticar esportes bem cedo, aos 10 anos, jogando futebol e vôlei durante as aulas de educação física. Conheceu o handebol devido seu pai ser treinador da modalidade e aos 12 anos ela resolveu que iria praticar o esporte.

Aos 14 anos Elenne iniciou na prática do beach handball. Sendo a atleta mais nova a competir nos Jogos de Verão pela equipe da UFRR, onde foi campeã. Já com 16 anos Elenne competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Handebol Escolar, em Guarapari-ES. Seu talento chamou a atenção do treinador do Mestre Handebol Clube, que fez o convite para jogar no Beach Handball pela equipe do Rio Grande do Norte. 

“Ela se saiu muito bem em sua primeira experiência a nível nacional no Brasileiro de Base daquele ano, ajudando sua equipe a conquistar a 4° colocação”, disse Elton.

No ano seguinte, as disputas foram em Niterói-R e mais uma vez a roraimense foi convidada pra compor a equipe do MHC. Na categoria Juvenil também repetiu a colocação do ano anterior.

Em 2019, a atleta novamente foi convidada a compor o grupo e em Natal-RN mais uma vez vestiu as cores do MHC e junto as suas colegas de equipe conquistaram a 5° colocação do Campeonato Brasileiro. Perderam apenas um jogo nas quartas de final, encerrando seu ciclo nas categorias de base.

“Agora o desafio é jogar nas categorias Júnior e Adulto”, diz técnico

O técnico Júnior Cardozo, treinador da Seleção Brasileira Juvenil de Beach Handball, deu um depoimento sobre a atleta. Segundo ele, Elenne terá um crescimento técnico muito grande.

“Elenne está treinando com a equipe Adulta do MHC, atual campeão do circuito de Beach Handball do Rio Grande do Norte e também 5° colocada no circuito nacional de 2019. Dentre as atletas da equipe está Fernanda Thainá, especialista da seleção brasileira e campeã panamericana”, disse.

Fernanda Thainá também comentou sobre a atleta. “Ellene é uma atleta que vem jogando conosco desde as categorias de base, apresentando uma evolução enorme, jogou algumas edições de Campeonatos Brasileiros de Clubes e agora vem para nossa equipe adulto feminino que é atual tetracampeã Estadual, com atletas de seleção brasileira, atleta campeã pan-americana, vai estar aprendendo muito e contribuindo também, pois vem se mostrando com grande potencial para a modalidade”, afirmou. “Sua estadia aqui no Rio Grande do Norte será de grande valia para o currículo da atleta, pois temos muitas competições durante o ano; é um intercâmbio com os melhores atletas do mundo”, ressaltou. (R.R)